JUSTIFICADOS PELA FÉ EM JESUS
Romanos 1:17 (KJA)
Visto que a justiça de Deus se revela no Evangelho, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé.”
Quando dizemos “o justo viverá pela fé”, queremos dizer que somos guiados e dirigidos por nossa fé. Agimos de modo coerente com nossa fé – não no sentido de uma obediência irrefletida, mas com uma confiança em nosso Deus e sincero amor por ele e pela inestimável sabedoria que ele revelou a seus filhos.
A abordagem de Rm 1:17 mudou toda a condição de fé e prática de Martinho Lutero, monge agostiniano precursor da Reforma Protestante, quando da sua leitura inédita do Novo Testamento, em Wittenberg (Alemanha).
O quê o Apóstolo Paulo nos ensina neste versículo?
A justificação está condicionada à fé!
A 1ª subdivisão do versículo:
1. A justiça de Deus se revela no Evangelho.
a) Deus se fez homem e morreu na cruz, levando consigo o pecado da humanidade. Eis o Evangelho, a maior prova de amor de Deus pelo homem pecador. “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.” (Romanos 5:8-11)
b) O ato de fé na morte (pelo pecado) e ressurreição de Jesus torna o homem justo, isto é, sem dívida (isento da culpa), desde que creia na morte substitutiva de Cristo na cruz pelos seus pecados (Jesus, na cruz, tornou-se pecador por nós, levando a culpa pelos nossos delitos).
c) O Evangelho é a boa nova da salvação em Cristo; é a mensagem da cruz.
A 2ª subdivisão do versículo:
2. Uma justiça que do princípio ao fim é pela fé.
a) A justificação está condicionada à fé do pecador em Jesus Cristo, Deus que se fez homem para redimir a humanidade com sua morte expiatória na cruz do calvário.
b) “Quem crê nele não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito filho de Deus.” - disse Jesus Cristo (João 3:18)
c) “A fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não podemos ver.” (Hebreus 11:1)
A 3ª subdivisão do versículo:
3. O justo viverá pela fé.
a) A justiça se manifesta na fé, de modo que, para o pecador ser justificado, é necessário a fé no Evangelho da Graça, ou seja, no favor imerecido de Cristo Jesus pelo pecador, tornando-o justo, isto é, sem culpa por sua condição pecaminosa.
b) A justificação é o primeiro passo na salvação, é quando o pecador se torna sem dívida (justo) para com a justiça divina. A justificação é seguida da regeneração (nova criatura), da santificação (separado para Deus), e por fim da glorificação (no porvir).
Concluindo,
Recapitulando, “a justiça de Deus se revela no Evangelho; uma justiça que do princípio ao fim é pela fé; e o justo viverá pela fé.”
Mediante a fé em Cristo Jesus, Deus nos torna justo, isento de culpa pelos nossos pecados, pois o preço pelos nossos pecados foi pago na cruz.
No original grego, o vernáculo “fé” e “crer” possuem a mesma raiz. “Justo” refere-se à qualidade da pessoa justa, ou seja, que não deve nada à lei. É um termo forense, ligado aos tribunais e não diretamente relacionado à moral e à ética.
Romanos 3:21-24
²¹ Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
²² Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença.
²³ Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
²⁴ Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Porto Belo, 29 de agosto de 2023.
Dr. Gustavo Maders de Oliveira
Só nos resta alegremente e com gratidao cantarmos ao SENHOR: EU TENHO FÉ SENHOR...EU TENHO FÉ!
ResponderExcluir