Pular para o conteúdo principal

Carta à igreja em Laodiceia

  CARTA À IGREJA EM LAODICEIA (Apocalipse 3:14-22) Esta carta e a da igreja de Sardes são as duas mais duras dentre as sete enviadas às igrejas da Ásia Menor. Primeiramente Cristo se apresenta como o Amém, isto é, imutável em natureza, propósitos e promessas. Ele é também genuíno, como tratado na carta à igreja em Filadélfia, testemunha verdadeira e origem de todo o processo criador (v. 14), sobre a última característica veja Colossenses 1:15-18. Laodiceia, em grego Λαοδίκεια, na atual Turquia, era muito próspera do ponto de vista comercial. Por situar-se num entroncamento de estradas que cortavam quase toda a Ásia, tornou-se importante centro bancário. Era uma cidade muito rica. Além de terras férteis, o que incrementava o comércio, a indústria têxtil também era muito forte. Devido à sua topografia a água que a ela chegava, por meio das tubulações, vinha morna, sendo imprópria para o consumo imediato. Antes de continuarmos o estudo, faço a seguinte pergunta: quem

Justificados pela fé em Jesus (CLIQUE AQUI)

 


JUSTIFICADOS PELA FÉ EM JESUS



Romanos 1:17 (KJA)

Visto que a justiça de Deus se revela no Evangelho, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé.”


Quando dizemos “o justo viverá pela fé”, queremos dizer que somos guiados e dirigidos por nossa fé. Agimos de modo coerente com nossa fé – não no sentido de uma obediência irrefletida, mas com uma confiança em nosso Deus e sincero amor por ele e pela inestimável sabedoria que ele revelou a seus filhos.

A abordagem de Rm 1:17 mudou toda a condição de fé e prática de Martinho Lutero, monge agostiniano precursor da Reforma Protestante, quando da sua leitura inédita do Novo Testamento, em Wittenberg (Alemanha).


O quê o Apóstolo Paulo nos ensina neste versículo?


A justificação está condicionada à fé!


A 1ª subdivisão do versículo:


1. A justiça de Deus se revela no Evangelho.

a) Deus se fez homem e morreu na cruz, levando consigo o pecado da humanidade. Eis o Evangelho, a maior prova de amor de Deus pelo homem pecador. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.” (Romanos 5:8-11)

b) O ato de fé na morte (pelo pecado) e ressurreição de Jesus torna o homem justo, isto é, sem dívida (isento da culpa), desde que creia na morte substitutiva de Cristo na cruz pelos seus pecados (Jesus, na cruz, tornou-se pecador por nós, levando a culpa pelos nossos delitos).

c) O Evangelho é a boa nova da salvação em Cristo; é a mensagem da cruz.


A 2ª subdivisão do versículo:


2. Uma justiça que do princípio ao fim é pela fé.

a) A justificação está condicionada à fé do pecador em Jesus Cristo, Deus que se fez homem para redimir a humanidade com sua morte expiatória na cruz do calvário.

b) “Quem crê nele não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito filho de Deus.” - disse Jesus Cristo (João 3:18)

c) “A fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não podemos ver.” (Hebreus 11:1)


A 3ª subdivisão do versículo:


3. O justo viverá pela fé.

a) A justiça se manifesta na fé, de modo que, para o pecador ser justificado, é necessário a fé no Evangelho da Graça, ou seja, no favor imerecido de Cristo Jesus pelo pecador, tornando-o justo, isto é, sem culpa por sua condição pecaminosa.

b) A justificação é o primeiro passo na salvação, é quando o pecador se torna sem dívida (justo) para com a justiça divina. A justificação é seguida da regeneração (nova criatura), da santificação (separado para Deus), e por fim da glorificação (no porvir).


Concluindo,


Recapitulando, “a justiça de Deus se revela no Evangelho; uma justiça que do princípio ao fim é pela fé; e o justo viverá pela fé.”

Mediante a fé em Cristo Jesus, Deus nos torna justo, isento de culpa pelos nossos pecados, pois o preço pelos nossos pecados foi pago na cruz.

No original grego, o vernáculo “fé” e “crer” possuem a mesma raiz. “Justo” refere-se à qualidade da pessoa justa, ou seja, que não deve nada à lei. É um termo forense, ligado aos tribunais e não diretamente relacionado à moral e à ética.


Romanos 3:21-24

²¹ Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;

²² Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença.

²³ Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

²⁴ Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.



Porto Belo, 29 de agosto de 2023.



Dr. Gustavo Maders de Oliveira



Comentários

  1. Só nos resta alegremente e com gratidao cantarmos ao SENHOR: EU TENHO FÉ SENHOR...EU TENHO FÉ!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As 3 viagens missionárias de Paulo

  AS TRÊS VIAGENS MISSIONÁRIAS DO APÓSTOLO PAULO As três viagens missionárias do Apóstolo Paulo são cruciais para entender a disseminação inicial do Cristianismo no mundo greco-romano. Aqui está um resumo das três viagens: Primeira Viagem Missionária (46-49 d.C.) - Atos 13 A primeira viagem missionária de Paulo começou por volta de 46 d.C., pouco após a conversão de Paulo ao cristianismo. Ele partiu de Antioquia da Síria, acompanhado por Barnabé e, mais tarde, por João Marcos. Esta jornada foi uma resposta ao chamado divino para pregar o Evangelho aos gentios. Principais paradas incluíram Chipre, onde pregaram em Salamina e Pafos, e várias cidades na Ásia Menor (atual Turquia), como Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra e Derbe. Durante esta viagem, Paulo enfrentou tanto aceitação quanto resistência. Ele enfrentou perseguição e hostilidade, especialmente daqueles que se opunham ao Evangelho. No entanto, muitos gentios e alguns judeus se converteram ao cristianismo, forma

JANELA 10/40 – DESAFIO MISSIONÁRIO - LER MAIS

  JANELA 10/40 – DESAFIO MISSIONÁRIO O termo Janela 10/40 originou-se com Luis Bush, diretor internacional AD2000 & Beyond Movement durante a segunda Conferência de Lausanne, em julho de 1989. A Janela é uma faixa compreendida entre os paralelos 10º e 40º, acima da linha do Equador, onde vivem 97% das pessoas menos evangelizadas do mundo. Na Janela 10/40 vive o grupo de povos não alcançados, do ocidente da África até o ocidente da Ásia. São 64 nações mais “perdidas” do planeta. Corresponde a 3 bilhões e 200 milhões de pessoas que em sua maioria nunca ouviram o nome Jesus; 1/3 da superfície da terra e grande parte da população do planeta. A maioria dos pobres está lá. 9/10 da população mais pobre do planeta, que vive abaixo do nível da pobreza vive na Janela. Mais da metade da população do mundo jamais ouviu o nome Jesus. Isso deveria causar ojeriza na igreja, mas parece que não é a prioridade do Povo de Deus. Só 8% de todos os missionários estão na Janela 10/40. Por

AMAZÔNIA – O MAIOR DESAFIO MISSIONÁRIO NO BRASIL - LER MAIS

  AMAZÔNIA – O MAIOR DESAFIO MISSIONÁRIO  NO BRASIL A Amazônia é, indubitavelmente o maior desafio missionário existente no Brasil. Cobrindo 59% de todo o território nacional, a região elenca cinco grupos socioculturais menos evangelizados no Brasil: indígenas, quilombolas, ciganos, sertanejos e ribeirinhos. A respeito do segmento ribeirinho, há um grupo de 35 mil comunidades na Amazônia, das quais estima-se que 10 mil ainda não foram alcançadas pelo evangelho. Vinte e seis milhões de pessoas habitam a Amazônia Legal, sendo que 1 milhão nunca teve contato com o evangelho. Há mais de 40 iniciativas evangelizadoras na Amazônia Legal e a maioria das comunidades tradicionais num raio de 100 Km das principais cidades já foram alcançadas. Dentre as necessidades apontadas para o avanço do evangelho entre os ribeirinhos estão a conscientização da igreja brasileira, missionários bem treinados, com capacidade de leitura cultural adequada, formação de líderes locais e material peda