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Carta à igreja em Laodiceia

  CARTA À IGREJA EM LAODICEIA (Apocalipse 3:14-22) Esta carta e a da igreja de Sardes são as duas mais duras dentre as sete enviadas às igrejas da Ásia Menor. Primeiramente Cristo se apresenta como o Amém, isto é, imutável em natureza, propósitos e promessas. Ele é também genuíno, como tratado na carta à igreja em Filadélfia, testemunha verdadeira e origem de todo o processo criador (v. 14), sobre a última característica veja Colossenses 1:15-18. Laodiceia, em grego Λαοδίκεια, na atual Turquia, era muito próspera do ponto de vista comercial. Por situar-se num entroncamento de estradas que cortavam quase toda a Ásia, tornou-se importante centro bancário. Era uma cidade muito rica. Além de terras férteis, o que incrementava o comércio, a indústria têxtil também era muito forte. Devido à sua topografia a água que a ela chegava, por meio das tubulações, vinha morna, sendo imprópria para o consumo imediato. Antes de continuarmos o estudo, faço a seguinte pergunta: quem

MALDIÇÃO HEREDITÁRIA - Refutação à luz da Bíblia Sagrada

 

MALDIÇÃO HEREDITÁRIA


Refutação à luz da Bíblia Sagrada




A maldição hereditária é a crença de que certos problemas ou eventos negativos podem ser transmitidos de geração em geração dentro de uma família. Essa ideia sugere que as ações ou pecados dos antepassados podem afetar negativamente os descendentes, criando uma espécie de “herança” espiritual ou energética. No contexto religioso, especialmente nalguns grupos evangélicos, acredita-se que essas maldições podem ser quebradas através de orações e rituais específicos. No entanto, há debates teológicos sobre a validade dessa crença, com algumas interpretações bíblicas sugerindo que cada pessoa é responsável pelos seus próprios atos e não deve carregar os pecados dos pais.



O texto áureo da crença na maldição hereditária é Êxodo 20:5:



"Não te inclinarás a elas, nem as servirás; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visita a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração dos que me aborrecem".



Êxodo 20:5 faz parte dos Dez Mandamentos e aborda a questão da adoração a ídolos. O versículo diz: "Não te inclinarás a elas, nem as servirás; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visita a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração dos que me aborrecem". O contexto imediato é a promulgação da Lei (Dez Mandamentos), onde, no versículo anterior, Deus manda não fazer imagem de escultura do que há em cima nos céus e embaixo na terra e nas águas. O contexto geral é o Antigo Testamento, o êxodo dos hebreus do Egito para a terra de Canaã.


Neste versículo, Deus está afirmando sua exclusividade e santidade. Ele proíbe a adoração de ídolos e enfatiza que Ele é um Deus zeloso, que se preocupa com a fidelidade de Seu povo. A menção de "visitar a iniquidade dos pais nos filhos" indica que as ações e escolhas dos pais podem ter consequências para as gerações seguintes, especialmente quando se afastam de Deus. Isto não é maldição, mas consequência! Enquanto a maldição é frequentemente associada a uma punição imposta por uma entidade externa, a consequência é o resultado natural das ações de uma pessoa.


Resumidamente, Êxodo 20:5 destaca a importância da lealdade a Deus e as repercussões da desobediência, sublinhando a relação entre gerações e a necessidade de permanecer fiel aos mandamentos divinos.".


A interpretação de textos sagrados, como a Bíblia, requer uma análise mais ampla e contextual. Focar em um único versículo pode levar a interpretações equivocadas ou incompletas. É importante considerar o contexto histórico, cultural e literário, além de comparar com outros versículos e ensinamentos para obter uma compreensão mais completa e precisa. Em suma, não se pode fazer doutrina de textos isolados, sob o risco de se criar uma heresia.


Outros versículos, todos do Antigo Testamento, compõem a base bíblica para a crença da maldição hereditária. São eles: Números 14:18 e Deuteronômio 5:9. (ambos no mesmo contexto geral de Êxodo 20:5). Esses versículos mostram que, embora haja referências a consequências geracionais, a Bíblia também destaca a responsabilidade pessoal (Jeremias 31:29-30) e a possibilidade de redenção e libertação através de Jesus Cristo - “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5:17). Maldição nenhuma pode sobrepujar a graça redentora de Jesus, conforme ensina o apóstolo Paulo em Romanos capítulo 8. Nada poderá nos separar do amor de Cristo!


Refutar a ideia de maldição hereditária à luz da Bíblia pode ser feito com base em diversos princípios e passagens. Aqui estão alguns argumentos que podem ser utilizados:


1. A Responsabilidade Pessoal: Ezequiel 18:20 afirma: "A alma que pecar, essa morrerá. O filho não levará o pecado do pai, nem o pai levará o pecado do filho." Essa passagem enfatiza a responsabilidade individual, indicando que cada pessoa é responsável por suas próprias ações e não deve ser condenada por pecados de seus antepassados.


2. A Nova Aliança: Em Cristo, a Bíblia ensina que todos têm a oportunidade de se reconciliar com Deus. Gálatas 3:13 diz: "Cristo nos redimiu da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar." Isso sugere que, através da fé em Jesus, as maldições podem ser quebradas e as pessoas podem ser libertas de qualquer herança negativa.


3. A Promessa de Deus: Em Deuteronômio 30:19-20, Deus oferece ao Seu povo a escolha entre a vida e a morte, bênção e maldição, incentivando a escolha da vida. Isso implica que a bênção ou maldição não é uma condição inevitável, mas sim uma escolha que cada um pode fazer.


4. Exemplos de Redenção: A Bíblia está cheia de histórias de pessoas que superaram circunstâncias familiares difíceis e se tornaram instrumentos de bênção. Por exemplo, a história de Manassés (2 Reis), que, apesar de sua má influência inicial, se arrependeu e buscou a Deus, mostrando que é possível mudar o curso da vida.


5. A Graça de Deus: Romanos 5:20 enfatiza que onde o pecado abundou, a graça superabundou. Isso sugere que a presença de pecados ou maldições passadas não é um obstáculo para a ação redentora da graça de Deus na vida de uma pessoa.


6. Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Romanos 8:1-2). Ademais, quem nos separará do amor de Cristo? (Romanos 8:35-39). “A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? | nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, | nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”


Esses pontos podem ser utilizados para argumentar que a ideia de uma maldição hereditária não é consistente com os princípios bíblicos de responsabilidade pessoal, redenção e a graça de Deus.



Porto Belo, 22 de setembro de 2024.



GUSTAVO MADERS DE OLIVEIRA, D.Miss.

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