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Carta à igreja em Laodiceia

  CARTA À IGREJA EM LAODICEIA (Apocalipse 3:14-22) Esta carta e a da igreja de Sardes são as duas mais duras dentre as sete enviadas às igrejas da Ásia Menor. Primeiramente Cristo se apresenta como o Amém, isto é, imutável em natureza, propósitos e promessas. Ele é também genuíno, como tratado na carta à igreja em Filadélfia, testemunha verdadeira e origem de todo o processo criador (v. 14), sobre a última característica veja Colossenses 1:15-18. Laodiceia, em grego Λαοδίκεια, na atual Turquia, era muito próspera do ponto de vista comercial. Por situar-se num entroncamento de estradas que cortavam quase toda a Ásia, tornou-se importante centro bancário. Era uma cidade muito rica. Além de terras férteis, o que incrementava o comércio, a indústria têxtil também era muito forte. Devido à sua topografia a água que a ela chegava, por meio das tubulações, vinha morna, sendo imprópria para o consumo imediato. Antes de continuarmos o estudo, faço a seguinte pergunta: quem

Do batismo


Do batismo


Entendo que o batismo é uma questão mais relevante quanto ao mérito do que quanto ao método. Muito embora seu significado original (do grego βάπτισμα, do latim baptizare) denote “imersão” ou “mergulho”, seu objetivo é testemunhar a fé no salvador, morrendo o velho homem e nascendo a nova criatura. Para isso o batismo precisa ser consciente e espontâneo, a fim de cumprir a ordem de Jesus narrada em Marcos 16:16: “quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”. O batismo em si não salva ninguém, mas é um testemunho público da nova vida em Cristo, uma ordenança de Jesus, um ritual, seja o batismo por imersão ou por aspersão, mais valendo a intenção de testemunhar do que o ato em si. O que vale é o testemunho da conversão, da nova vida em Cristo Jesus. Eis o mérito, o valor do batismo. Não é o batismo que salva o crente, nem perdoa pecados e livra de penas, mas a fé em Cristo como único, fiel e suficiente salvador, testificada por ocasião do batismo. Para ser batizada, obviamente, é necessário que a pessoa creia em Jesus, conforme as palavras do próprio Cristo acima citadas. As denominações cristãs divergem quanto ao mérito e quanto ao método de batismo, sendo este tema um dos “divisores de águas” entre as diversas seitas cristãs, católicas, ortodoxas e protestantes. Em tese, cada igreja tem a sua própria doutrina acerca do batismo, não havendo consenso teológico sobre este tema.


Porto Belo, 5 de dezembro de 2023.


Gustavo Maders de Oliveira – D.Miss.

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