Pular para o conteúdo principal

Não Julgues Alguém por Quem Cristo Morreu

  Não Julgues Alguém por Quem Cristo Morreu O ensinamento de Jesus sobre o julgamento é profundo e relevante para todos nós. Em Mateus 7, encontramos palavras que nos convidam à reflexão e à mudança de atitude. Vamos explorar por que não devemos julgar os outros e como podemos aplicar esse princípio em nossa vida. I - O Mandamento de Não Julgar Em Mateus 7:1-2, Jesus diz: “Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida que usardes para medir a outros, igualmente medirão vocês.” Essas palavras são um lembrete poderoso de que nosso julgamento tem consequências. Quando apontamos os erros dos outros, estamos nos colocando em uma posição de juízes, e Deus nos julgará da mesma forma. II - A Trave no Próprio Olho Jesus continua em Mateus 7:3-5: “E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu próprio olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o

O que Cristo ensinou acerca do fracasso

 

O QUE CRISTO ENSINOU ACERCA DO FRACASSO



Como vencer o medo do “fracasso” ao testemunhar?

Para aqueles que questionam se devemos mesmo tentar, considerando a possibilidade de que alguns dos ouvintes vão dizer “não”, temos um incentivo na Parábola do Semeador. Ali, Cristo ilustrou a diversidade dos resultados da Sua mensagem.


Mateus 13:3-8


E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.”

Temos quatro tipo de ouvintes, Cristo ensinou. E apenas um dos quatro vai aceitar a mensagem (a semente) deixando que ela funcione em sua vida.


O terreno bom representa o coração de um homem que ouve a mensagem e entende; vai, traz outros 30, 60, e até 100 para o Reino” (Mateus 13:23).


Os outros três ouvintes (tipos de solo) desperdiçam a mensagem ou a rejeitam sem rodeios. O próprio Jesus Cristo reconheceu que, ainda que Sua compaixão o levasse a amar e ansiar por cada alma humana, sabia que o homem exerceria o seu poder de livre arbítrio dado por Deus a favor ou contra Ele. E o homem continua fazendo isso hoje.


Portanto, haverá os “não”. Realmente, os campos estão brancos para a ceifa, mas quando os “não” vierem, não devemos ficar surpresos ou desanimados. E realmente nunca sabemos onde os “não” vão levar, pois nenhum testemunho é desperdiçado. Nenhuma semente é lançada em vão.


O testemunho de 3 minutos:


Tenha sempre um testemunho de 3 minutos “na manga”:


1 - Como era sua vida antes de aceitar a Cristo;

2 - Como conheceu a Jesus Cristo e O aceitou como único, fiel e suficiente Salvador; e

3 - Como é sua vida agora, como cristão.


Importante: não fale de igreja ou de doutrina de igreja. Fale só de Cristo! Seu amor, sua graça e sua misericórdia! Explique João 3:16 (o Plano da Salvação: Deus ama a humanidade, o homem está separado de Deus pelo Pecado, Jesus é a solução de Deus para o pecado de toda humanidade, e precisa-se receber a Jesus por meio da fé).


Resumindo,


- O sucesso no testemunho é simplesmente tomar a iniciativa de falar de Cristo no poder do Espírito Santo, deixando os resultados com Deus.

- O fracasso no testemunho é deixar de dar testemunho.

- Deus não nos considera responsáveis pelos resultados, mas apenas pela nossa obediência.

- Com muita frequência, uma oportunidade de falar que nós podemos considerar como “fracasso” será usada por Deus no futuro para atrair aquela pessoa. Assim mesmo quando não vemos resultados imediatos, podemos plantar uma semente positiva na vida da pessoa e cofiar que Deus vai produzir os frutos.


Para reflexão e ação:


1. Até este momento em sua vida, como você definia o sucesso no testemunho? E o fracasso?

2. Memorize as definições de sucesso e fracasso no testemunho.

3. Resolva que sempre quando você falar de sua fé e não vir resultados imediatos, não vai aceitar as circunstâncias como uma rejeição pessoal. Confie em Deus para fazer germinar a semente que você plantou; ore regularmente por essa pessoa, e seja obediente à orientação do Senhor nos futuros contatos com o indivíduo.



Dr. Gustavo Maders de Oliveira


10/06/2023

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JANELA 10/40 – DESAFIO MISSIONÁRIO - LER MAIS

  JANELA 10/40 – DESAFIO MISSIONÁRIO O termo Janela 10/40 originou-se com Luis Bush, diretor internacional AD2000 & Beyond Movement durante a segunda Conferência de Lausanne, em julho de 1989. A Janela é uma faixa compreendida entre os paralelos 10º e 40º, acima da linha do Equador, onde vivem 97% das pessoas menos evangelizadas do mundo. Na Janela 10/40 vive o grupo de povos não alcançados, do ocidente da África até o ocidente da Ásia. São 64 nações mais “perdidas” do planeta. Corresponde a 3 bilhões e 200 milhões de pessoas que em sua maioria nunca ouviram o nome Jesus; 1/3 da superfície da terra e grande parte da população do planeta. A maioria dos pobres está lá. 9/10 da população mais pobre do planeta, que vive abaixo do nível da pobreza vive na Janela. Mais da metade da população do mundo jamais ouviu o nome Jesus. Isso deveria causar ojeriza na igreja, mas parece que não é a prioridade do Povo de Deus. Só 8% de todos os missionários estão na Janela 10/40. Por

Cristo, o Centro da Bíblia

  Cristo, o Centro da Bíblia O Antigo Testamento descreve uma nação; o Novo descreve um homem. Jesus é o tema central da Bíblia, como você pode ver a seguir: A referência (nome) de Cristo em cada livro da Bíblia: Gênesis: O descendente da mulher (Gn 3:15); Êxodo: O cordeiro pascoal (Ex 12:5-13); Levítico: O sacrifício expiatório (Lv 4:14,21); Números: A rocha ferida (Nm 20:7-13); Deuteronômio: O profeta (Dt 18:15); Josué: O príncipe dos Exércitos do Senhor (Js 5:14); Juízes: O libertador (Ju 3:9); Rute: O remidor divino: (Rt 3:12); Samuel: O rei esperado (1 Sm 8:5); Reis: O rei prometido (1 Rs 4:34); Crônicas: O descendente de Davi (1 Cr 3:10); Esdras: O ensinador divino (Es 7:10); Neemias: O edificador (Ne 2:18,20); Ester: A providência divina (Et 4:14); Jó: O redentor que vive (Jó 19:25); Salmos: O nosso socorro e alegria (Sl 46:1); Provérbios: A sabedoria de Deus (Pv 8:22-36); Eclesiastes: O pregador perfeito (Ec 12:10); Cantares: O nosso amado (Ca 2.8); Isaías: O servo do Senhor (I

AMAZÔNIA – O MAIOR DESAFIO MISSIONÁRIO NO BRASIL - LER MAIS

  AMAZÔNIA – O MAIOR DESAFIO MISSIONÁRIO  NO BRASIL A Amazônia é, indubitavelmente o maior desafio missionário existente no Brasil. Cobrindo 59% de todo o território nacional, a região elenca cinco grupos socioculturais menos evangelizados no Brasil: indígenas, quilombolas, ciganos, sertanejos e ribeirinhos. A respeito do segmento ribeirinho, há um grupo de 35 mil comunidades na Amazônia, das quais estima-se que 10 mil ainda não foram alcançadas pelo evangelho. Vinte e seis milhões de pessoas habitam a Amazônia Legal, sendo que 1 milhão nunca teve contato com o evangelho. Há mais de 40 iniciativas evangelizadoras na Amazônia Legal e a maioria das comunidades tradicionais num raio de 100 Km das principais cidades já foram alcançadas. Dentre as necessidades apontadas para o avanço do evangelho entre os ribeirinhos estão a conscientização da igreja brasileira, missionários bem treinados, com capacidade de leitura cultural adequada, formação de líderes locais e material peda