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Carta à igreja em Laodiceia

  CARTA À IGREJA EM LAODICEIA (Apocalipse 3:14-22) Esta carta e a da igreja de Sardes são as duas mais duras dentre as sete enviadas às igrejas da Ásia Menor. Primeiramente Cristo se apresenta como o Amém, isto é, imutável em natureza, propósitos e promessas. Ele é também genuíno, como tratado na carta à igreja em Filadélfia, testemunha verdadeira e origem de todo o processo criador (v. 14), sobre a última característica veja Colossenses 1:15-18. Laodiceia, em grego Λαοδίκεια, na atual Turquia, era muito próspera do ponto de vista comercial. Por situar-se num entroncamento de estradas que cortavam quase toda a Ásia, tornou-se importante centro bancário. Era uma cidade muito rica. Além de terras férteis, o que incrementava o comércio, a indústria têxtil também era muito forte. Devido à sua topografia a água que a ela chegava, por meio das tubulações, vinha morna, sendo imprópria para o consumo imediato. Antes de continuarmos o estudo, faço a seguinte pergunta: quem

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Igreja


        Igreja é uma congregação local de pessoas regeneradas e batizadas após uma profissão de fé. É nesse sentido que a palavra "igreja" é empregada no maior número de vezes nos livros do Novo Testamento. 1 Tais congregações são constituídas por livre vontade dessas pessoas com a finalidade de prestarem culto a Deus, observarem as ordenanças de Jesus, meditarem nos ensinamentos da Bíblia para a edificação mútua e para a propagação do evangelho. 2 As igrejas neotestamentárias são autônomas, têm governo democrático, praticam a disciplina e se regem em todas as questões espirituais e doutrinárias exclusivamente pela Palavra de Deus, sob orientação do Espírito Santo. 3 Há nas igrejas, segundo as Escrituras, duas espécies de oficiais: pastores e diáconos. As igrejas devem relacionar-se com as demais igrejas da mesma fé e ordem e cooperar, voluntariamente, nas atividades do reino de Deus. O relacionamento com outras entidades, quer sejam de natureza eclesiástica ou outra, não deve envolver a violação da consciência ou o comprometimento da lealdade a Cristo e sua Palavra. Cada igreja é um templo do Espírito Santo. 4 Há também no Novo Testamento um outro sentido da palavra "igreja" em que ela aparece como a reunião universal dos remidos de todos os tempos, estabelecida por Jesus Cristo e sobre ele edificada, constituindo-se no corpo espiritual do Senhor, do qual ele mesmo é a cabeça. Sua unidade é de natureza espiritual e se expressa pelo amor fraternal, pela harmonia e cooperação voluntária na realização dos propósitos comuns do reino de Deus. 5

1) Mt 18:17; At 5:11; 20:17,28; I Co 4:17; I Tm 3:5; III Jo 9; I Co 1:2,10.

2) At 2 41,42.

3) Mt 18:15-17.

4) At 20:17,28; 6:3-6; 13:1-3; Tt 1:5-9; I Tm 3:1-13; Fl 1:1; I Co 3:16,17; At 14:23; I Pe 5:1-4.

5) Mt 16:18; Cl 1:18; Hb 12:22-24; Ef 1:22,23; 3:8-11; 4:1-16; 5:22-32; Jo 10:16; Ap 21:2,3.


        Como visto, a palavra "igreja" tem dois significados fundamentais no Novo Testamento. Na maior parte das ocorrêncis significa "congregação". O termo deriva do grego "ekklesia", que significa "chamados para fora". Uma igreja é um grupo de companheirismo, é o corpo místico de Cristo, onde Ele é a cabeça. A igreja é um templo espiritual. Uma igreja NÂO É um prédio, um templo feito por mãos, mas um grupo de pessoas que professam a mesma fé e se reúnem para prestar culto a Deus. Igreja são pessoas.


Fonte: Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira.


Porto Belo, 13 de abril de 2023.


Dr. Gustavo Maders de Oliveira

Teólogo e Missiólogo

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