Será que 1 Pedro 3:21 ensina que o batismo é necessário para a salvação?
Como acontece com qualquer versículo ou passagem, discernimos o seu ensinamento ao primeiramente filtrá-lo através do que sabemos que o resto da Bíblia ensina sobre o assunto. No caso do batismo e da salvação, a Bíblia é clara que a salvação é pela graça mediante a fé em Jesus Cristo, não pelas obras de qualquer tipo, nem mesmo o batismo (Efésios 2:8-9). Portanto, qualquer interpretação que chegue à conclusão de que o batismo, ou qualquer outro ato, seja necessário para a salvação é uma interpretação defeituosa. Para mais informações, por favor leia a nossa página sobre "A salvação é somente pela fé ou pela fé mais as obras?"
Aqueles
que acreditam que o batismo seja necessário para a salvação
rapidamente apontam 1 Pedro 3:21 como uma "prova" porque
esse versículo afirma "o batismo que agora também salva
vocês". Será que Pedro estava realmente dizendo que o ato de
ser batizado é o que nos salva? Se estivesse, então estaria
contradizendo muitas outras passagens das Escrituras que claramente
mostram pessoas sendo salvas (como evidenciado através do seu
recebimento do Espírito Santo) antes de serem batizadas ou sem nunca
serem batizadas (como o ladrão na cruz em Lucas 23:39-43). Um bom
exemplo de alguém que foi salvo antes de ser batizado é Cornélio e
sua casa em Atos 10. Sabemos que foram salvos antes de serem
batizados porque tinham recebido o Espírito Santo como uma evidência
da salvação (Romanos 8:9, Efésios 1:13, 1 João 3:24). A evidência
de sua salvação foi a razão pela qual Pedro permitiu que fossem
batizados. Inúmeras passagens das Escrituras claramente ensinam que
a salvação vem quando se crê no evangelho, no qual momento essa
pessoa é selada "com o Espírito Santo da promessa"
(Efésios 1:13).
Felizmente,
porém, não temos que tentar adivinhar o que Pedro quis dizer neste
versículo porque ele esclarece para nós com a frase "não a
remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa
consciência diante de Deus." Embora Pedro esteja conectando o
batismo com a salvação, não é o ato de ser batizado ao qual ele
está se referindo (não a remoção da sujeira do corpo). Estar
imerso na água não faz nada mais que tirar a sujeira do corpo.
Pedro está se referindo ao que o batismo representa e isso é o que
nos salva (o compromisso de uma boa consciência diante de Deus por
meio da ressurreição de Jesus Cristo). Em outras palavras, Pedro
está simplesmente conectando o batismo com a fé. Não é a parte de
ficar molhado que salva, mas sim o "compromisso de uma boa
consciência diante de Deus", externamente simbolizado pelo
batismo. O apelo a Deus sempre vem em primeiro lugar. Primeiro temos
a fé e arrependimento, seguidos então pelo batismo, para que possa
haver uma identificação pública com Cristo.
Uma
excelente explicação desta passagem é dada pelo Dr. Kenneth Wuest,
autor de Word Studies in the Greek New Testament. "O apóstolo
está claramente se referindo ao batismo nas águas, não ao batismo
pelo Espírito Santo, pois ele fala das águas do dilúvio salvando
os presos da arca e, neste versículo, do batismo salvando os fiéis.
No entanto, ele diz que os salva apenas como uma contraparte. Ou
seja, o batismo nas águas é a contraparte da realidade e da
salvação. Ele só pode salvar como uma contraparte, mas não de
fato. Os sacrifícios do Antigo Testamento eram contrapartes da
realidade, o Senhor Jesus. Eles não realmente salvavam o fiel,
apenas em tipo. Não se argumenta aqui que esses sacrifícios sejam
análogos ao batismo cristão com água. O autor está simplesmente
usando-los como uma ilustração do uso da palavra ‘contraparte’”.
"Então,
o batismo nas águas apenas salva o fiel no tipo. O judeu do Antigo
Testamento era salvo antes de trazer a oferta. A oferta era apenas um
testemunho externo de que ele estava colocando sua fé no Cordeiro de
Deus, do qual esses sacrifícios eram um tipo... O batismo nas águas
é o testemunho exterior da fé interior do crente. A pessoa é salva
no momento em que coloca sua fé no Senhor Jesus. O batismo da água
é o testemunho visível da sua fé e da salvação que lhe foi dada
em resposta a essa fé. Pedro tem o cuidado de informar aos seus
leitores que não está ensinando a regeneração batismal, isto é,
que uma pessoa que se submete ao batismo é assim regenerada, pois
ele diz: ‘não a remoção da sujeira do corpo.’ O batismo, Pedro
explica, não tira a imundícia da carne, nem em um sentido literal,
como um banho ao corpo, nem em um sentido metafórico, como uma
limpeza para a alma. Nenhuma cerimônia realmente afeta a
consciência. Entretanto, ele esclarece o que quis dizer com salvação
ao afirmar ‘o compromisso de uma boa consciência diante de Deus’,
e explica como isso é alcançado, ou seja, ‘por meio da
ressurreição de Jesus Cristo’, através da qual o pecador
arrependindo se identifica com Ele.”
Parte
da confusão com esta passagem surge porque, em muitos aspectos, o
propósito do batismo como uma declaração pública da fé em Cristo
e identificação com Ele foi substituído por "fazer uma
decisão por Cristo" ou "fazer a oração do pecador".
O batismo tem sido relegado a algo que é feito mais tarde. No
entanto, para Pedro ou qualquer um dos cristãos do primeiro século,
a ideia de uma pessoa confessar a Cristo como seu Salvador e não ser
batizada o mais rápido possível teria sido inédita. Portanto, não
é de se estranhar que Pedro enxergasse o batismo como algo
intimamente ligado com a salvação. No entanto, Pedro deixa claro
neste versículo que não é o próprio ritual que salva, mas o fato
de que estamos unidos a Cristo na Sua ressurreição por meio da fé:
"o compromisso de uma boa consciência diante de Deus por meio
da ressurreição de Jesus Cristo" (1 Pedro 3:21).
Portanto,
de acordo com Pedro, o batismo que nos salva é o antecedido pela fé
no sacrifício expiatório de Cristo que justifica o pecador injusto
(Romanos 3:25-26; 4:5). O batismo é um sinal externo do que Deus tem
feito "pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo"
(Tito 3:5).
O batismo é um testemunho: morrer para uma vida de pecados, e nascer para uma vida cheia do Espírito Santo, independentemente da forma de batismo. Ele em si não salva, mas testifica que a pessoa conscientemente batizada foi salva por Cristo Jesus. Resumindo, o cristão não precisa ser batizado para ser salvo, mas digamos que o batismo é algo desejável na vida do novo discípulo, desde que este assim deseje.
Fontes:
https://www.gotquestions.org/Portugues/1-Pedro-3-batismo.html
http://www.bibliaonline.com.br
https://estudosdabiblia.net/a3_7.htm
https://www.respostas.com.br/so-vai-para-o-ceu-quem-e-batizado/
https://www.respostas.com.br/quem-crer-e-for-batizado-sera-salvo/
Adaptação:
Prof. Dr. Gustavo Maders de Oliveira
Teólogo e Missiólogo
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