O que é Missão ou Missões?
(Resumo)
Marcos 16:15
“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.”
Ler também Mateus 28:19,20 (A Grande Comissão).
Atos 1:8 – Ordem de Jesus dada na ascensão.
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.”
Para os cristãos, missão significa propagar o Evangelho através da Igreja. O missionário é aquele que tem a missão de divulgar a fé, é o que se dedica a pregar e levar sua crença religiosa para diversos lugares, espalhando a palavra do Senhor.
“Missio Dei” é um termo teológico cristão latino que pode ser traduzido como "missão de Deus" ou "envio de Deus". É um conceito que se tornou cada vez mais importante em missiologia e no entendimento da missão da igreja desde a segunda metade do século XX.
A palavra “Missão” vem do latim “Missio”, e significa enviar para pregar ou fazer propaganda; encargo, incumbência ou compromisso. Logo missionário é alguém enviado para pregar e plantar igrejas.
Por Missiologia, a parte da Teologia que estuda as missões. Missio = envio, enviar (latim); Logia = logos, estudo (grego). Missiologia, portanto, tem duas etimologias.
A diferença entre Israel e a Igreja:
Israel: missão centrípeta (para dentro) - Igreja: missão centrífuga (para fora).
Os 3 verbos missionários: IR, ORAR, e CONTRIBUIR. Missão se faz com os pés de quem vai, com os joelhos de quem ora, e com as mãos de quem contribui financeiramente.
Tudo começa com a geografia humana, onde levanta-se todos os dados importantes, como existência de igrejas no local, cultura popular, dados sócio-econômicos e educacionais. É importante levantar as necessidades emergentes, de assistencialismo, se for o caso. Com isso estabelece-se uma “cabeça de ponte”, isto é, uma via de acesso para a chegada dos missionários.
Hoje em dia é muito comum uma Igreja enviar um missionário através de uma agência missionária, pois esta faz toda a parte administrativa e facilita muito o trabalho da Igreja. Exemplos de agências missionárias: JOCUM – Jovens Com Uma Missão, JMM – Junta de Missões Mundiais da Convenção Batisa Brasileira, e RTM – Rádio Transmundial. Por uma agência missionária a Igreja envia ou “adota” um missionário que já está no campo.
Em suma, o trabalho do(s) missionário(s) é plantar igrejas, ou apoiar igrejas com dificuldades. Isso pode ocorrer através de trabalho com pequenos grupos (familiares ou não) – igreja multiplicadora.
Diferença de Missionário para Missiólogo: missionario é o pregador do Evangelho, que vai para o campo missionário; Missiólogo é a pessoa que estuda ou planeja missões. Estes atuam nas igrejas, faculdades, seminários, ou nas agências missionárias. Um missiólogo pode também ser um missionário, se tiver o chamado para tal ministério. "O missionário está para o missiologista (ou missiólogo), assim como o astronauta está para o astrônomo."
O quê não é um(a) missionário(a)?
Nalgumas comunidades é um posto na hierarquia da Igreja, noutras é o título dado a esposa de Pastor, ou esposo de Pastora.
Resumindo,
Missionário é um pregador do Evangelho, um plantador ou revitalizador de igrejas, sobretudo um evangelista em potencial; um missiologista é um teórico que atua na retaguarda, na formação de missionários ou estudando o campo a ser atingido pelo Evangelho. O trabalho de ambos é entrelaçado, já que um depende do outro para operar.
Porto Belo, 10 de maio de 2023.
Dr. Gustavo Maders de Oliveira
Teólogo Missiologista
Comentários
Postar um comentário