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Carta à igreja em Laodiceia

  CARTA À IGREJA EM LAODICEIA (Apocalipse 3:14-22) Esta carta e a da igreja de Sardes são as duas mais duras dentre as sete enviadas às igrejas da Ásia Menor. Primeiramente Cristo se apresenta como o Amém, isto é, imutável em natureza, propósitos e promessas. Ele é também genuíno, como tratado na carta à igreja em Filadélfia, testemunha verdadeira e origem de todo o processo criador (v. 14), sobre a última característica veja Colossenses 1:15-18. Laodiceia, em grego Λαοδίκεια, na atual Turquia, era muito próspera do ponto de vista comercial. Por situar-se num entroncamento de estradas que cortavam quase toda a Ásia, tornou-se importante centro bancário. Era uma cidade muito rica. Além de terras férteis, o que incrementava o comércio, a indústria têxtil também era muito forte. Devido à sua topografia a água que a ela chegava, por meio das tubulações, vinha morna, sendo imprópria para o consumo imediato. Antes de continuarmos o estudo, faço a seguinte pergunta: quem

O Fenômeno Religioso - LER MAIS

 

O FENÔMENO RELIGIOSO


De uma forma ou de outra, o comportamento religioso ocorre em quase toda as culturas de que temos conhecimento. Interessa que há muita semelhança no comportamento religioso de todas essas culturas, apesar das grandes diferenças quanto às formas de crença e, muitas vezes, até mesmo nos propósitos e objetivos. Esta semelhança sugere a existência de um fator comum à experiência religiosa de todos os homens. Grosso modo, todas as definições de religião se enquadram dentro de um destes dois grupos: as que realçam o elemento de mistério do universo e as que salientam o sentimento de dependência. Essas definições salientam ou o aspecto coletivo ou o elemento individual da experiência religiosa.

Apesar do louvável esforço de antropólogos, teólogos, historiadores e outros especialistas, as origens de religião ainda constituem verdadeiro problema. Uns apontam para idéia do mana; outros falam do animismo, ainda outros dizem que a magia é, de fato, a origem das várias expressões religiosas da humanidade.

Ao filósofo ou ao teólogo interessa discutir se existe ou não uma realidade objetiva a que essa experiência corresponde. Comportamento religioso é qualquer ato ou atitude que tem referência específica ao divino ou sobrenatural. Esse comportamento será primário, se representa uma experiência profundamente pessoal; secundário, se representa apenas um hábito religioso; e ternário, se for simplesmente uma questão de conformação a uma tradição religiosa.

Corumbá, 7 de julho de 2012.


Gustavo Maders de Oliveira - Th.

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