Pular para o conteúdo principal

Carta à igreja em Laodiceia

  CARTA À IGREJA EM LAODICEIA (Apocalipse 3:14-22) Esta carta e a da igreja de Sardes são as duas mais duras dentre as sete enviadas às igrejas da Ásia Menor. Primeiramente Cristo se apresenta como o Amém, isto é, imutável em natureza, propósitos e promessas. Ele é também genuíno, como tratado na carta à igreja em Filadélfia, testemunha verdadeira e origem de todo o processo criador (v. 14), sobre a última característica veja Colossenses 1:15-18. Laodiceia, em grego Λαοδίκεια, na atual Turquia, era muito próspera do ponto de vista comercial. Por situar-se num entroncamento de estradas que cortavam quase toda a Ásia, tornou-se importante centro bancário. Era uma cidade muito rica. Além de terras férteis, o que incrementava o comércio, a indústria têxtil também era muito forte. Devido à sua topografia a água que a ela chegava, por meio das tubulações, vinha morna, sendo imprópria para o consumo imediato. Antes de continuarmos o estudo, faço a seguinte pergunta: quem

O dízimo não é para a igreja

 

O dízimo não é para a igreja



O dízimo não é uma prática para a igreja. Nunca foi! O líder religioso que assim procede está errando teologicamente, submetendo o seu rebanho a um jugo que não lhe pertence.

A prática do dízimo é vista na Bíblia antes da Lei, como nos casos de Gênesis 14:18-20 (dízimo de Abrão, dos despojos de guerra), em Gênesis 28:20-22 (o dízimo de Jacó), e o texto de Hebreus 7:1-4 – do sacerdócio de Jesus a Melquisedeque (antes da égide da Lei).

O dízimo é praticado por Israel, na dispensação da Lei: Deuteronômio 14:22-26; 26:12. E já existia dinheiro na época. O texto mais usado para pôr medo na igreja é o de Malaquias 3:8-10; 4:4. Mas este texto é bem claro em dizer “mantimento”, ou seja, alimento para o sustento do Templo, onde viviam os levitas, que não receberam terras na partilha das tribos de Israel. Mas o texto deixa bem claro que refere-se a Israel. E o devorador era uma espécie de gafanhoto, não uma entidade demoníaca, como já  ouvi alguns pregarem. E, ainda, Mateus 23:23 – Jesus, sob a Lei (o Novo Testamento começou na cruz), dirige-se aos fariseus (judeus), que estavam debaixo da Lei (o Templo funcionava e necessitava sustento para os levitas).

O dízimo nunca foi uma prática destinada à igreja, pois esta nasceu na dispensação da graça, tendo a Lei morrido com Jesus (Romanos 6). Para a igreja está a contribuição voluntária e generosa, sem a imposição legalista (2 Coríntios 9:7).

Eu prefiro acreditar que muitos obreiros, por “descohecimento bíblico”, utilizam o versículo de Malaquias 3:10 no momento do ofertório (dedicação dos dízimos e ofertas), que não seja por malícia, mas por pura ignorância.

O quê dizer então acerca da contribuição? Ela deve acontecer (Gálatas 6:6), mas de maneira voluntária, com a máxima generosidade. É a lei da sementeira, quem semeia pouco, colhe pouco, quem semeia muito se farta.

É mister observar que nas Epístolas Gerais, que contém a doutrina da igreja, não existe ordem, de Paulo ou de qualquer outro autor do Novo Testamento sobre a prática obrigatória do dízimo. Torno a lembrar que o dízimo está disposto no Antigo Testamento, era para o povo de Israel, antes e durante a vigência da Lei, mas nunca debaixo da graça, esta não abarca a doutrina do dízimo, que existe no bojo do Antigo Testamento, somente. Qualquer contribuição no Novo Testamento deve ser voluntária, conforme orientado em 2 Coríntios, capítulo 9. Se não fosse assim, constaria nos autos do Novo Testamento a observância da prática do dízimo.

É sabido, contudo, que esta breve explanação pode vir a despertar a ira de obreiros  que pregam a prática do dízimo na igreja. Eu não retirarei o que disse, ao menos que eu seja convencido pelas Escrituras e pela razão simples de que estou equivocado, e não por doutrinas de igreja ou concílios que são falhos e controversos. Quem quiser, porém, continue enganando e sendo enganado, vai da consciência de cada um.

Entretanto, muito embora o dízimo seja uma prática veterotestamentária, é sabido da necessidade de recursos para se administrar uma igreja. Nesse  caso é até salutar a prática do dízimo e da contribuição generosa (ofertas). Só não se pode dizer que o dízimo no Novo Testamento é bíblico, e/ou ameaçar a igreja com textos do Velho Testamento, como por exemplo Malaquias 3:8+12 (para Israel, NÂO para a igreja).


Porto Belo, 20 de julho de 2023.


Gustavo Maders de Oliveira - DMiss


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JANELA 10/40 – DESAFIO MISSIONÁRIO - LER MAIS

  JANELA 10/40 – DESAFIO MISSIONÁRIO O termo Janela 10/40 originou-se com Luis Bush, diretor internacional AD2000 & Beyond Movement durante a segunda Conferência de Lausanne, em julho de 1989. A Janela é uma faixa compreendida entre os paralelos 10º e 40º, acima da linha do Equador, onde vivem 97% das pessoas menos evangelizadas do mundo. Na Janela 10/40 vive o grupo de povos não alcançados, do ocidente da África até o ocidente da Ásia. São 64 nações mais “perdidas” do planeta. Corresponde a 3 bilhões e 200 milhões de pessoas que em sua maioria nunca ouviram o nome Jesus; 1/3 da superfície da terra e grande parte da população do planeta. A maioria dos pobres está lá. 9/10 da população mais pobre do planeta, que vive abaixo do nível da pobreza vive na Janela. Mais da metade da população do mundo jamais ouviu o nome Jesus. Isso deveria causar ojeriza na igreja, mas parece que não é a prioridade do Povo de Deus. Só 8% de todos os missionários estão na Janela 10/40. Por

AMAZÔNIA – O MAIOR DESAFIO MISSIONÁRIO NO BRASIL - LER MAIS

  AMAZÔNIA – O MAIOR DESAFIO MISSIONÁRIO  NO BRASIL A Amazônia é, indubitavelmente o maior desafio missionário existente no Brasil. Cobrindo 59% de todo o território nacional, a região elenca cinco grupos socioculturais menos evangelizados no Brasil: indígenas, quilombolas, ciganos, sertanejos e ribeirinhos. A respeito do segmento ribeirinho, há um grupo de 35 mil comunidades na Amazônia, das quais estima-se que 10 mil ainda não foram alcançadas pelo evangelho. Vinte e seis milhões de pessoas habitam a Amazônia Legal, sendo que 1 milhão nunca teve contato com o evangelho. Há mais de 40 iniciativas evangelizadoras na Amazônia Legal e a maioria das comunidades tradicionais num raio de 100 Km das principais cidades já foram alcançadas. Dentre as necessidades apontadas para o avanço do evangelho entre os ribeirinhos estão a conscientização da igreja brasileira, missionários bem treinados, com capacidade de leitura cultural adequada, formação de líderes locais e material peda

As 3 viagens missionárias de Paulo

  AS TRÊS VIAGENS MISSIONÁRIAS DO APÓSTOLO PAULO As três viagens missionárias do Apóstolo Paulo são cruciais para entender a disseminação inicial do Cristianismo no mundo greco-romano. Aqui está um resumo das três viagens: Primeira Viagem Missionária (46-49 d.C.) - Atos 13 A primeira viagem missionária de Paulo começou por volta de 46 d.C., pouco após a conversão de Paulo ao cristianismo. Ele partiu de Antioquia da Síria, acompanhado por Barnabé e, mais tarde, por João Marcos. Esta jornada foi uma resposta ao chamado divino para pregar o Evangelho aos gentios. Principais paradas incluíram Chipre, onde pregaram em Salamina e Pafos, e várias cidades na Ásia Menor (atual Turquia), como Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra e Derbe. Durante esta viagem, Paulo enfrentou tanto aceitação quanto resistência. Ele enfrentou perseguição e hostilidade, especialmente daqueles que se opunham ao Evangelho. No entanto, muitos gentios e alguns judeus se converteram ao cristianismo, forma