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O Livro do Profeta Habacuque: Uma Reflexão Teológica e Missiológica Sobre a Fé em Tempos de Crises

  O LIVRO DO PROFETA HABACUQUE: UMA REFLEXÃO TEOLÓGICA E MISSIOLÓGICA SOBRE A FÉ EM TEMPOS DE CRISE Dr. Gustavo Maders de Oliveira Bacharel em Teologia (Faculdade Teológica Charisma) Mestre e Doutor em Missiologia (Faculdade Teológica e Cultural da Bahia) Resumo O livro do profeta Habacuque apresenta uma das mais profundas expressões de fé em meio à crise e à injustiça social no contexto do Antigo Testamento. Diferente de outros profetas que falam em nome de Deus ao povo, Habacuque fala a Deus sobre o povo, levantando questionamentos teológicos e éticos sobre o sofrimento humano e a aparente inércia divina diante do mal. Este artigo tem como objetivo analisar o conteúdo teológico e missiológico do livro, destacando o diálogo entre o profeta e Deus, a pedagogia divina no sofrimento e a centralidade da fé como resposta existencial do justo. Palavras-chave: Habacuque; Profecia; Fé; Teologia Bíblica; Missiologia. 1. Introdução O livro de Habacuque situa-se em um ...

A parábola do joio e do trigo - LER MAIS

 A parábola do joio e do trigo


Mateus 13:24-30


24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;
25 Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
26 E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.
27 E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?
28 E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?
29 Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
30 Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.”


Vamos dissecar este texto e analisar versículo por versículo:


I – Jesus explica a semelhança do Reino dos céus (v. 24);


II – Dormindo, veio o inimigo e semeou o joio no meio do trigo (v. 25);


III – O trigo e o joio cresceram e frutificaram (v. 26);


IV – Os servos não entenderam, pois semearam semente boa (v. 27);


V – O pai de família explicou que foi um inimigo; os servos querem arrancá-lo (v. 28)


VI – O pai de família disse para não arrancá-lo, para não arrancar o trigo também (v. 29); e


VII – O pai de família manda deixar juntos até a ceifa, quando farão a separação, armazenamento do trigo e a queima do joio (v. 30).


Concluindo,


O inimigo pode ter plantado joio (falsos cristãos) na igreja, mas não deve ser retirado, para não arrancar o trigo (verdadeiros crentes) também. No Dia do Senhor Deus separará o joio do trigo, vai guardar o trigo no celeiro e queimar o joio, destruindo-o para sempre.



Porto Belo, 3 de setembro de 2022.


Dr. Gustavo Maders de Oliveira

Teólogo/Missiólogo

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