Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo
Texto básico:
"E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém."
Mateus 28:18-20
A ordem de Jesus foi batizar os novos discípulos "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Significa que toda a trindade está envolvida na evangelização do mundo.
É pela graça que somos salvos, por meio da fé. Isso não brota espontaneamente em nós, mas é um dom e uma iniciativa de Deus. Não resulta de atos de justiça que pratiquemos, para que não nos envaideçamos. Porque Deus nos regenerou com o fim de praticarmos as boas obras que ele antes planejou para que os pratiquemos (Ef 2:8-10) com o propósito de revelar ao mundo o seu amor. O propósito de Deus para o homem manifesto na criação, foi a multiplicação dos seres humanos para servirem a Deus e para povoarem a terra. O propósito de Deus para os salvos é a multiplicação de salvos para povoarem os céus. "Fazei discípulos", ordem dada por Jesus, não visa apenas estabelecer a igreja de Cristo na terra, mas levar as almas regeneradas a viverem na presença de Deus na eternidade, como podemos antever na visão dos mártires na glória (Ap 7:9).
Batizar cada novo discípulo "em nome do Pai"é mais do que uma forma litúrgica. É imergir em água cada pessoa que abre o coração para crer em Cristo, como símbolo de sua completa imersão na autoridade e na comunhão pessoal santa e soberana do Pai.É significar simbolicamente o novo nascimento, onde uma criatura se torna filho de Deus.
Prof. Dr. Gustavo Maders de Oliveira
6 de setembro de 2022
Comentários
Postar um comentário