O LIVRO DO PROFETA HABACUQUE: UMA REFLEXÃO TEOLÓGICA E MISSIOLÓGICA SOBRE A FÉ EM TEMPOS DE CRISE Dr. Gustavo Maders de Oliveira Bacharel em Teologia (Faculdade Teológica Charisma) Mestre e Doutor em Missiologia (Faculdade Teológica e Cultural da Bahia) Resumo O livro do profeta Habacuque apresenta uma das mais profundas expressões de fé em meio à crise e à injustiça social no contexto do Antigo Testamento. Diferente de outros profetas que falam em nome de Deus ao povo, Habacuque fala a Deus sobre o povo, levantando questionamentos teológicos e éticos sobre o sofrimento humano e a aparente inércia divina diante do mal. Este artigo tem como objetivo analisar o conteúdo teológico e missiológico do livro, destacando o diálogo entre o profeta e Deus, a pedagogia divina no sofrimento e a centralidade da fé como resposta existencial do justo. Palavras-chave: Habacuque; Profecia; Fé; Teologia Bíblica; Missiologia. 1. Introdução O livro de Habacuque situa-se em um ...
A importância da caridade
"E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e nào lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma."
Tiago 2:15-17
Não adianta pregar o evangelho a que tem fome, sede, dor, carência de vestimentas dignas... É preciso primeiro sanar essas necessidades emergentes, para daí sim falar sobre o evangelho. A fé sem obras é morta!
Dr Gustavo Maders de Oliveira
Missiólogo
13 de julho de 2022.
Comentários
Postar um comentário