Pular para o conteúdo principal

Sujeitai-vos às autoridades constituídas

  SUJEITAI-VOS ÀS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS Romanos 13:1-7 Esta passagem bíblica é frequentemente citada em discussões sobre autoridade e obediência civil. Ela é parte da carta de Paulo aos Romanos, uma das epístolas mais influentes do Novo Testamento. Vamos ao texto: “1 Toda a pessoa esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. 2 De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. 3 Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela, 4 visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada, pois é ministro de Deus, vingador para castigar o que pratica o mal. 5 É necessário que lhe estejais suje...

A SOCIOLOGIA COMPREENSIVA INICIADA POR MAX WEBER - LER MAIS

 

A SOCIOLOGIA COMPREENSIVA INICIADA POR MAX WEBER, DE MATRIZ TEÓRICO-METODOLÓGICA HERMENÊUTICO-COMPREENSIVA



Max Weber, sociólogo alemão, nasceu em Erfurt, na Turíngia, em 21 de abril de 1864. Ardente nacionalista, Weber é considerado um dos mais importantes pensadores modernos. Fundou a disciplina chamada Sociologia da Religião, fazendo um estudo comparado da história, da economia e da História das Doutrinas Religiosas. Para Weber, o objetivo da Sociologia é o sentido da ação humana individual que deve ser buscado pelo método da compreensão. Weber define como objeto da Sociologia a ação social.

Marx Weber é o fundador de um modo de pensar a vida social profundamente diferente do marxismo e do positivismo. Weber formula em sua metodologia o “conceito do compreensão”. Tratou de temáticas como a racionalização, a burocracia, a política, o papel da Ciência e formulou metodologias próprias para a pesquisa sociológica. Outros temas, como a cultura, eram ainda bastante importantes para Weber. Por isso, o sociólogo acabou influenciando outras disciplinas, como a Antropologia – principalmente em autores como Clifford Geertz. Weber ainda é importante, por exemplo, em estudos sobre administração pública, sendo sua teoria ainda bastante estudada e aplicada.

Na época em que Weber viveu, a racionalização, o progresso como ordem econômica e a burocracia estavam bem desenvolvidos. As grandes empresas se multiplicavam. Weber era muito interessado em Bolsas de Valores, o que permitiu que o autor estudasse esses temas com profundidade. As primeiras obras de Weber foram sobre questões de administração pública. Em 1905, publicou seu trabalho intitulado A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Assim, em 1911, Weber havia atingido o ápice da sua atividade intelectual, ficando bastante consolidado em sua carreira acadêmica.

O trabalho intelectual de Weber é influenciado por Kant e, sobretudo, por Nietzsche. Assim, Weber introduz uma Sociologia compreensiva, como uma forma de entender quais são as motivações, as vontades, desejos e os sentidos relativos às ações sociais. Para pensar as ações sociais, portanto, Weber parte dos indivíduos. A explicação sociológica das ações se volta para os sentidos e os efeitos da ação de um indivíduo no âmbito social. Assim, a Sociologia não visa julgar a ação, nem de analisar uma pessoa – em sua personalidade, por exemplo –, mas de pensar como suas ações operam na sociedade. Portanto, também não é qualquer comportamento que é de interesse sociológico. Essas ações precisam ser significativas, ou seja, não serem simples reações. São ações com uma significância social.

Para Weber, a realidade social é complexa, multifacetada e desordenada. Assim, ela nunca pode ser reduzida a um conceito prévio e definido. Os conceitos tentam apenas captar uma parte, uma faceta dessa realidade que é por natureza complicada de ser entendida. Assim, Weber tenta fazer uma Sociologia sem dar definições prévias e últimas sobre um fenômeno social. Na obra weberiana, um conceito é construído conforme suas análises e raciocínios se desenvolvem. A partir dessa perspectiva – de uma Sociologia compreensiva –, Weber estuda uma variedade de temas, como a racionalização do mundo, a burocracia, a ética protestante e do que se trata a pesquisa sociológica. Algumas de suas obras estão listadas a seguir: A história da sociedade comercial na Idade Média (1889); A ética protestante e o espírito do capitalismos (1905); A política como vocação (1919); Sociologia da Religião (1920); e Economia e Sociedade (1922).

Weber evitou formular definições e conceitos prévios ou definitivos. Sua preocupação, afinal, é com a realidade social complexa e sempre difícil de apreender completamente. Parte dessas suas ideias podem ser expressas em algumas de suas frases:

1. “O que o capitalismo criou, em definitivo, foi a empresa duradoura e racional, a contabilidade racional, a técnica racional, o direito racional”;

2. “Um filho da moderna civilização europeia sempre estará sujeito à indagação de qual a combinação de fatores a que se pode atribuir o fato de na civilização ocidental, e somente na civilização ocidental, haver aparecido fenômenos culturais dotados (como queremos crer) de um desenvolvimento universal em seu valor e significado”;

3. “Explicação significa, portanto, para uma ciência ocupada com o sentido da ação, algo como: apreensão da conexão de sentido a que pertence uma ação compreensível de maneira atual, segundo seu sentido subjetivamente visado”;

4. “A interpretação da ação deve tomar nota do fato fundamentalmente importante de que aquelas formações coletivas, que fazem parte tanto do pensamento cotidiano quanto do jurídico […], são representações de algo que em parte existe e em parte pretende vigência, que se encontram na mente de pessoas reais […] e pelas quais orientam suas ações”; e

5. “Um ‘Estado’ moderno existe em grande medida dessa maneira – como complexo de específicas ações conjuntas de pessoas – porque determinadas pessoas orientam suas ações pela ideia de que este existe ou deve existir dessa forma”.

A especificidade de compreensão está centrada no indivíduo. Ele é o fundamento da ação social e as interações sociais. A compreensão, segundo Weber considera o indivíduo isolado, e sua atividade como unidade de base. Quer dizer, o indivíduo como sujeito capaz de empreender significativas deve ser colocado como base da Sociologia Compreensiva, pois é através dele que os conceitos coletivos se tornam inteligíveis. Outro aspecto fundamental do método compreensivo é a construção do “tipo ideal puro”. Consiste numa elaboração racional que o cientista seleciona aspectos considerados relevantes para a compreensão da realidade social. O tipo ideal não se confunde com a realidade; é apenas um instrumento de aproximação, uma espécie de medida que permite a inteligibilidade da realidade.

Concisamente, tarefa do cientista social é compreender as estruturas da sociedade e não assumir a postura de reformador social ou definir qual a sociedade melhor. A ação social referentes a valores é aquela em que seu autor age a serviço da convicção tendo em vista o dever, a dignidade, a beleza, as diretivas religiosas, a importância de uma causa. A ação racional referente a fins orienta-se dos meios e das consequências previsíveis. Essa modalidade de ação é também denominada de ética da responsabilidade (para Weber). Uma das preocupações centrais em Weber era justamente com os valores e os sentidos das ações das pessoas que, em conjunto, formam os fenômenos sociais. Essa Sociologia compreensiva de Weber permanece relevante até atualmente.


Gustavo Maders de Oliveira - Th.M.
8 de junho de 2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 3 viagens missionárias de Paulo

  AS TRÊS VIAGENS MISSIONÁRIAS DO APÓSTOLO PAULO As três viagens missionárias do Apóstolo Paulo são cruciais para entender a disseminação inicial do Cristianismo no mundo greco-romano. Aqui está um resumo das três viagens: Primeira Viagem Missionária (46-49 d.C.) - Atos 13 A primeira viagem missionária de Paulo começou por volta de 46 d.C., pouco após a conversão de Paulo ao cristianismo. Ele partiu de Antioquia da Síria, acompanhado por Barnabé e, mais tarde, por João Marcos. Esta jornada foi uma resposta ao chamado divino para pregar o Evangelho aos gentios. Principais paradas incluíram Chipre, onde pregaram em Salamina e Pafos, e várias cidades na Ásia Menor (atual Turquia), como Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra e Derbe. Durante esta viagem, Paulo enfrentou tanto aceitação quanto resistência. Ele enfrentou perseguição e hostilidade, especialmente daqueles que se opunham ao Evangelho. No entanto, muitos gentios e alguns judeus se converteram ao cristianismo, f...

Pré, Mid ou Pós-Tribulacionismo?

  TEOLOGIA SISTEMÁTICA – ESCATOLOGIA TRIBULACIONISMO O termo “tribulacionismo” refere-se a uma crença ou doutrina dentro do Cristianismo que se concentra no período da tribulação, um tempo de grande sofrimento e provações mencionadas na Bíblia, especialmente no livro do Apocalipse. Existem diferentes interpretações sobre quando ocorrerá esse período em relação ao retorno de Jesus Cristo. I - Pré-tribulacionismo O pré-tribulacionismo é uma doutrina teológica que afirma que a Segunda Vinda de Jesus Cristo (parousia 1 ) ocorrerá em duas fases distintas: primeiro, Ele virá secretamente para arrebatar sua igreja (os cristãos fiéis) da Terra antes de um período de tribulação de sete anos. Este período será um tempo de julgamento e sofrimento para aqueles que não aceitaram a Cristo como seu salvador. As bases bíblicas mais comuns para o pré-tribulacionismo incluem: 1 Tessalonicenses 4:16-17 : Esta passagem descreve a ressurreição dos mortos em Cristo e o ar...

MALDIÇÃO HEREDITÁRIA - Refutação à luz da Bíblia Sagrada

  MALDIÇÃO HEREDITÁRIA Refutação à luz da Bíblia Sagrada A maldição hereditária é a crença de que certos problemas ou eventos negativos podem ser transmitidos de geração em geração dentro de uma família. Essa ideia sugere que as ações ou pecados dos antepassados podem afetar negativamente os descendentes, criando uma espécie de “herança” espiritual ou energética. No contexto religioso, especialmente nalguns grupos evangélicos, acredita-se que essas maldições podem ser quebradas através de orações e rituais específicos. No entanto, há debates teológicos sobre a validade dessa crença, com algumas interpretações bíblicas sugerindo que cada pessoa é responsável pelos seus próprios atos e não deve carregar os pecados dos pais. O texto áureo da crença na maldição hereditária é Êxodo 20:5 : "Não te inclinarás a elas, nem as servirás; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visita a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração do...