Evangelismo Pessoal: Uma Estratégia Para a Igreja Local
A Missão da igreja é a evangelização de todos os povos. A igreja contemporânea tem adaptado sua teologia às suas necessidades, deixando a obra de missões em segundo ou terceiro plano. Com isso, a maioria dos crentes não sabem e não evangelizam, deixando essa tarefa para o Pastor ou outro pregador durante os cultos. A ordem deixada por Jesus Cristo a todos os crentes é de ir por todo o mundo, pregar o evangelho a toda criatura, batizando-as e ensinando a guardar tudo o que o Mestre havia ensinado. Essa ordem tem sido negligenciada pela igreja contemporânea. A proposta deste trabalho é resgatar a missão primária da igreja, utilizando de técnicas de evangelismo pessoal para que cada crente seja um evangelista em potencial. Para tanto, a igreja local deve valer-se do seu ministério de educação religiosa (Escola Bíblica Dominical – EBD) para ensinar aos seus membros a evangelizar e aplicar o Plano da Salvação, desde a classe das crianças, adolescentes, até os adultos, criando-se assim uma atmosfera missionária na igreja.
A igreja precisa ser, em primeiro lugar, educada sobre evangelismo e missões, incluindo em seu currículo, introdução bíblica, introdução à missões, missões locais e evangelismo pessoal, bem como ensinar o Plano da Salvação. É importante investir na educação missionária. Cada crente é um evangelista em potencial. Se não for assim, algo está muito errado! Pra isso pode-se usa a EBD e sistematizar o ensino, de modo a caber em no máximo 1 ano letivo (10 meses).
O próximo passo é desafiar a igreja, como por exemplo:
Supondo que a igreja tenha uns 200 membros. Pode-se desafiar cada membro a ganhar 1 pessoa para Cristo em 1 ano. A igreja teria, uma vez cumprida a tarefa, 400 membros no final do ano (discipulados e batizados). Poderia chamar projeto ou operação "1 + 1 = 400". 1 alma em 1 ano... Se a membresia não conseguir isso, há algo muito errado e a liderança deve identificar e sanar o problema.
E como a evangelização é algo urgente, dadas as evidências bíblicas, de eventos escatológicos, deve-se lançar o desafio e ministrar a instrução na EBD ao mesmo templo. A autoridade para pregar já foi dada à igreja (Atos 1:8) em Pentecostes (Atos 2), a missão agora é testemunhar de Cristo ao mundo todo.
A igreja precisa ser desafiada a evangelizar, localmente, e dependendo do caso, participar com orações e contribuições financeiras aos missionários que estão no campo, no mesmo Estado, País, ou noutro País (missão transcultural), através das agências missionárias.
A Grande Comissão não isenta ninguém da sua responsabilidade: "E lhes ordenou: Enquanto estiverdes indo pelo mundo inteiro proclamai o evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo. Todavia, quem não crer será condenado!" (Marcos 16:15-16, Bíblia King James Atualizada 400 Anos.
Gustavo Maders de Oliveira - Th
25 de abril de 2022.
Comentários
Postar um comentário