Como organizar uma Igreja
Missiologia - Administração Eclesiástica
(modelo congregacional*)
A organização de uma igreja deve sempre partir da iniciativa de uma outra igreja, que costumamos denominar “igreja mãe”. Normalmente isto acontece quando a igreja, na sua tarefa de expansão do Reino de Deus, percebe a necessidade de implantar uma igreja em outro local distinto da qual já está atuando, podendo essa implantação se dar na mesma ou em outra cidade, em geral iniciando-se com uma congregação. A organização de uma igreja pode se verificar quando uma congregação já se acha bem doutrinada e tem capacidade administrativa e econômica para se dirigir de maneira autônoma.
Recomendações: I - Evitar, o quanto possível, organizar grupos facciosos em igreja. II - Evitar, insinuar ou mesmo orientar membros dispersos de outras igrejas a se organizarem em igreja ou em congregações e pontos de pregação. III - Igrejas sem pastor que desejam organizar em igreja alguma congregação sua devem convidar um obreiro experimentado para orientá-las.
A igreja mãe convoca um concílio, uma espécie de assembleia onde vários aspectos são julgados. Uma vez aprovados, é lavrada a ata do concílio. A nova igreja precisa então elaborar o seu Estatuto e Regimento Interno. Para isso é nomeada, em assembleia, a comissão para elaboração. O Estatuto deverá ser registrado em cartório.
* Congregacional: Igrejas Batistas, Assembleias de Deus, Igrejas do Evangelho Quadrangular, etc. Igrejas de administração diferentes de episcopal e presbiteriana.
Gustavo Maders de Oliveira – Th
12 de abril de 2022.
Comentários
Postar um comentário