Pular para o conteúdo principal

Sujeitai-vos às autoridades constituídas

  SUJEITAI-VOS ÀS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS Romanos 13:1-7 Esta passagem bíblica é frequentemente citada em discussões sobre autoridade e obediência civil. Ela é parte da carta de Paulo aos Romanos, uma das epístolas mais influentes do Novo Testamento. Vamos ao texto: “1 Toda a pessoa esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. 2 De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. 3 Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela, 4 visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada, pois é ministro de Deus, vingador para castigar o que pratica o mal. 5 É necessário que lhe estejais suje...

A Paixão de Cristo - LER MAIS

 

A Paixão de Cristo



Paixão (do latim tardio passio -onis, derivado de passus, particípio passado de patī «sofrer») é o termo teológico cristão utilizado para descrever os eventos e os sofrimentos — físicos, espirituais e mentais — de Jesus nas horas que antecederam seu julgamento e sua execução. Este evento, a crucifixão de Jesus, é um evento central às crenças cristãs.

As origens etimológicas da palavra estão no verbo grego πάσχω ("sofrer") encontrado em passagens como Mateus 17:12 (e passagens paralelas em Marcos e Lucas - vide Transfiguração de Jesus), e Atos 1:3. O termo latino passio é usado para se referir ao sofrimento mortal de Cristo na Vulgata. O termo volta a aparecer no século II em textos cristãos para descrever precisamente as dores e o sofrimento de Jesus neste contexto. O termo "paixão", que se originou do latim passio, acabou evoluindo para indicar outro significado, mais abrangente.

O termo "Agonia de Jesus" é usado de maneira mais específica, para se referir à Agonia no Jardim, a ação (grego: agon) de Jesus de orar antes de ser preso no Jardim de Getsêmani; de maneira semelhante a "paixão", a palavra "agonia" acabou por evoluir e indicar um determinado estado de espírito.

Os trechos dos quatro Evangelhos que descrevem estes eventos são conhecidos como as "narrativas da Paixão". O "Evangelho de Pedro", apócrifo, também é uma narrativa da Paixão. No calendário litúrgico a Paixão é comemorada na Semana Santa, que se inicia no Domingo de Ramos e termina no Sábado de Aleluia.

Os relatos da Paixão são encontrados nos quatro evangelhos canônicos, Mateus, Marcos, Lucas e João. Três deles, Mateus, Marcos e Lucas, conhecidos como Evangelhos Sinópticos, fornecem relatos semelhantes. O relato do Evangelho de João varia significativamente.

Os estudiosos não concordam sobre quais eventos em torno da morte de Jesus devem ser considerados parte da "narrativa da Paixão" e quais meramente precedem e sucedem a própria narrativa da Paixão. Por exemplo, Puskas e Robbins (2011) iniciam a Paixão após a prisão de Jesus e antes de sua ressurreição, incluindo apenas os julgamentos, a crucificação e a morte de Jesus. Em "Jesus de Nazaré: Semana Santa do Papa Bento XVI" (2011), o termo "Paixão" coincide completamente com a crucificação e morte de Jesus; não inclui eventos anteriores e exclui especificamente o sepultamento e a ressurreição. Outros, como Matson e Richardson (2014), têm uma abordagem mais ampla e consideram a entrada triunfal, a última ceia, o julgamento perante Pilatos, a crucificação, o sepultamento e a Ressurreição coletivamente como constituindo a chamada "Semana da Paixão".


Acontecimentos básicos:

Adotando uma abordagem inclusiva, a "Paixão" pode incluir:

  • entrada triunfal em Jerusalém: Jesus entra em Jerusalém, assentado em uma jumenta, e é acolhido pelas multidões com clamores de: "Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!".[7]

  • expulsão dos vendilhões: Neste episódio, Jesus e seus discípulos viajam a Jerusalém para a Pessach (a Páscoa judaica) e lá ele expulsa os cambistas do Templo de Jerusalém (o Templo de Herodes ou "Segundo Templo"), acusando-os de tornar o local sagrado numa cova de ladrões através de suas atividades comerciais. No Evangelho de João, Jesus se refere ao Templo como "casa de meu Pai", clamando para si assim o título de Filho de Deus.

  • A conspiração contra Jesus pelos sacerdotes judeus do Sinédrio e pelos mestres da lei, agora conhecida como Concílio da Sexta-feira.

  • unção de Jesus por uma mulher durante uma refeição alguns dias antes da Páscoa. Jesus diz que por isso ela será sempre lembrada. [8]

  • Última Ceia compartilhada por Jesus e seus discípulos em Jerusalém. Jesus dá as instruções finais, prevê sua traição e diz a todos que se lembrem dele.

  • Jesus prediz a negação de Pedro: no caminho para o Getsêmani, após a refeição, Jesus diz aos discípulos que todos cairão naquela noite. Depois que Pedro protestou que não o faria, Jesus disse a Pedro que este o negaria três vezes, antes que o galo cantasse.

  • agonia no jardim: ocorre o sofrimento de Jesus no Getsêmani, onde este ora e se submete a Deus, antes de aceitar seu sacrifício final. Sob enorme tristeza e angústia, diz: «Pai, se é do teu agrado, afasta de mim este cálice; contudo não se faça a minha vontade, mas sim a tua.» (Lucas 22:42)

  • prisão de Jesus: então Judas Iscariotes lidera ou "um destacamento de soldados e alguns oficiais dos principais sacerdotes e fariseus" (acompanhado de acordo com o Evangelho de Lucas pelos principais sacerdotes e anciãos), ou um "grande multidão armada com espadas e clavas, enviada pelos principais sacerdotes e anciãos do povo, " que prende Jesus; todos os seus discípulos fogem. Durante a prisão no Getsêmani, alguém (Pedro de acordo com João) pega uma espada e corta a orelha do servo do sumo sacerdote, Malco.

  • julgamento de Jesus no Sinédrio, no palácio do sumo sacerdote, mais tarde naquela noite. A parte que prendeu leva Jesus ao Sinédrio (suprema corte judaica); de acordo com o Evangelho de Lucas, Jesus é espancado por seus guardas judeus antes de seu exame; o tribunal o examina, durante o qual, de acordo com o Evangelho de João, Jesus é golpeado no rosto por um dos oficiais judeus; o tribunal determinar que ele merece morrer. De acordo com o Evangelho de Mateus, o tribunal então "cuspiu em seu rosto e o golpeou com os punhos". Eles então o enviaram a Pôncio Pilatos. De acordo com os evangelhos sinópticos, o sumo sacerdote que examina Jesus é Caifás; em João, Jesus também é interrogado por Anás, sogro de Caifás.

  • A negação de Pedro no pátio fora do palácio do sumo sacerdote, ao mesmo tempo. Pedro seguiu Jesus e juntou-se à turba que aguardava o destino de Jesus; eles suspeitam que ele é um simpatizante, então Pedro nega repetidamente que conhece Jesus. De repente, o galo canta e Pedro se lembra do que Jesus havia dito.

  • julgamento de Jesus por Pilatos, de manhã cedo. Pôncio Pilatos, o governador romano da Judéia, questiona Jesus, mas não consegue encontrar nenhuma falha nele (de acordo com alguns evangelhos, Pilatos declara explicitamente a inocência de Jesus); no entanto, os líderes judeus e a multidão exigem a morte de Jesus; Pilatos dá a eles a escolha de salvar Barrabás, um criminoso, ou salvar Jesus. Em resposta à multidão gritando, após ser incitada pelos líderes locais, Pilatos envia Jesus para ser crucificado.

  • Via Crúcis: Jesus e dois outros condenados são forçados a caminhar até o local da execução. De acordo com os Sinópticos, Simão de Cirene é forçado a carregar a cruz de Jesus, enquanto João escreve que Jesus mesmo carregou sua cruz.

  • crucificação de Jesus: Jesus e os outros dois condenados são pregados em cruzes no Gólgota, uma colina fora de Jerusalém, no final da manhã até o meio da tarde. Vários ditos de Jesus na cruz são registrados nos evangelhos antes de sua morte.

  • O Enterro de Jesus: o corpo de Jesus é retirado da cruz e colocado em um túmulo por José de Arimatéia (e Nicodemos segundo João).

  • Ressurreição de Jesus: Jesus ressuscitou dos mortos, deixando para trás um túmulo vazio e aparecendo a vários de seus seguidores.


Gustavo Maders de Oliveira - Th

15 de abril de 2022.


Fontes de consulta:

Bíblia King James Atualizada

https://pt.wikipedia.org/wiki/Paix%C3%A3o_(cristianismo)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 3 viagens missionárias de Paulo

  AS TRÊS VIAGENS MISSIONÁRIAS DO APÓSTOLO PAULO As três viagens missionárias do Apóstolo Paulo são cruciais para entender a disseminação inicial do Cristianismo no mundo greco-romano. Aqui está um resumo das três viagens: Primeira Viagem Missionária (46-49 d.C.) - Atos 13 A primeira viagem missionária de Paulo começou por volta de 46 d.C., pouco após a conversão de Paulo ao cristianismo. Ele partiu de Antioquia da Síria, acompanhado por Barnabé e, mais tarde, por João Marcos. Esta jornada foi uma resposta ao chamado divino para pregar o Evangelho aos gentios. Principais paradas incluíram Chipre, onde pregaram em Salamina e Pafos, e várias cidades na Ásia Menor (atual Turquia), como Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra e Derbe. Durante esta viagem, Paulo enfrentou tanto aceitação quanto resistência. Ele enfrentou perseguição e hostilidade, especialmente daqueles que se opunham ao Evangelho. No entanto, muitos gentios e alguns judeus se converteram ao cristianismo, f...

Pré, Mid ou Pós-Tribulacionismo?

  TEOLOGIA SISTEMÁTICA – ESCATOLOGIA TRIBULACIONISMO O termo “tribulacionismo” refere-se a uma crença ou doutrina dentro do Cristianismo que se concentra no período da tribulação, um tempo de grande sofrimento e provações mencionadas na Bíblia, especialmente no livro do Apocalipse. Existem diferentes interpretações sobre quando ocorrerá esse período em relação ao retorno de Jesus Cristo. I - Pré-tribulacionismo O pré-tribulacionismo é uma doutrina teológica que afirma que a Segunda Vinda de Jesus Cristo (parousia 1 ) ocorrerá em duas fases distintas: primeiro, Ele virá secretamente para arrebatar sua igreja (os cristãos fiéis) da Terra antes de um período de tribulação de sete anos. Este período será um tempo de julgamento e sofrimento para aqueles que não aceitaram a Cristo como seu salvador. As bases bíblicas mais comuns para o pré-tribulacionismo incluem: 1 Tessalonicenses 4:16-17 : Esta passagem descreve a ressurreição dos mortos em Cristo e o ar...

MALDIÇÃO HEREDITÁRIA - Refutação à luz da Bíblia Sagrada

  MALDIÇÃO HEREDITÁRIA Refutação à luz da Bíblia Sagrada A maldição hereditária é a crença de que certos problemas ou eventos negativos podem ser transmitidos de geração em geração dentro de uma família. Essa ideia sugere que as ações ou pecados dos antepassados podem afetar negativamente os descendentes, criando uma espécie de “herança” espiritual ou energética. No contexto religioso, especialmente nalguns grupos evangélicos, acredita-se que essas maldições podem ser quebradas através de orações e rituais específicos. No entanto, há debates teológicos sobre a validade dessa crença, com algumas interpretações bíblicas sugerindo que cada pessoa é responsável pelos seus próprios atos e não deve carregar os pecados dos pais. O texto áureo da crença na maldição hereditária é Êxodo 20:5 : "Não te inclinarás a elas, nem as servirás; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visita a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração do...