Da Igreja
A Igreja é, por excelência, a agência do Reino de Deus na Terra (Leia Mt 16:18). É o Novo Israel, o Povo de Deus, onde são manifestos os dons espirituais para o seu ministério. É a nova relação de Deus com o homem (o Novo Testamento), e também o relacionamento entre irmãos, os crentes em Cristo.
A palavra Igreja vem do grego “ΈΚKLESÍA”, que significa “os chamados para fora”, com o objetivo de se reunirem em assembleia convocada para vários propósitos, no sentido de congregação de pessoas.
A Igreja é um organismo único e vivo; não existindo, no sentido original do termo, “Igreja Católica”, “Igreja Batista”, ou “Igreja Assembleia de Deus”. A Igreja é uma só, um só povo, remido no sangue de Jesus, independentemente da placa denominacional, sistema administrativo ou templo. Também para Deus não existe Igreja Católica Apostólica Romana, ou Igreja Ortodoxa Grega, ou Igreja Luterana, Anglicana, Calvinista, etc. Como já dito, a Igreja é uma só.
1. A Igreja Denominacional
Por Igreja Denominacional entendemos aquelas que se identificam pelo seu sistema de organização e tradição: Católica, Batista, Metodista, Presbiteriana, Assembleia de Deus, etc. Ao observar as cartas de Paulo às igrejas de Roma, Corinto, Galácia, Éfeso, Filipos, Colossos, e Tessalônica, poderá ver que a Igreja é singular, mesmo sendo tão diferentes umas das outras.
2. A
Igreja Edifício-Templo
No período neotestamentário, o templo não tem a importância que tem para os judeus, mas mesmo assim é um lugar santo, separado para nossa comunhão com Deus, e merece reverência (Hc 2:20). O templo não deverá ser usado para nenhuma finalidade estranha às cousas de Deus (Mt 21:23).
3. A Igreja no Novo Testamento
A Igreja foi funfada por Jesus (Mt 16:18), que passou a ter a administração dos apóstolos com a descida do Espírito Santo (At 2:1-4) e com as primeiras conversões da pregação de Pedro (At 2:14-41). No período pré-pentecostal1, Jesus em Seu ministério deu orientação sobre a Sua Igreja (Jo 21:15-17; Mt 18:15-17).
4. A
Igreja Corpo de Cristo
A Igreja é o corpo místico de Cristo, e como todo organismo vivo, tem diversos membros e funções específicas.
Leia: Cl 1:18; I Co 12:13; I Co 12:28; e I Co 12:14-27.
5. A origem da Igreja
a) A primeira referência bíblica sobre a Igreja aparece em Mateus 16:18; e
b) O nascimento da Igreja ocorreu no Dia de Pentecostes – Atos 2:1-4. Foi a “inauguração” do ministério do Espírito Santo na Terra (na dispensação da graça).
Conclusão:
Em Mt 16:18 Jesus fundamenta a Igreja em Pedro, sendo ele o Apóstolo que deveria dar continuidade ao ministério de Jesus. Dois capítulos depois Ele amplia o significado da Igreja: "onde estiverem reunidos 2 ou 3 em meu nome, alí estarei presente." (Mt 18:20). Igreja sempre foi pessoas, nunca templo, prédio, pedra e tijolo. Os "chamados para fora" só podiam ser pessoas.
Infelizmente temos visto líderes não leigos ensinando o contrário, dando ao denominacionalismo o sentido de Igreja. Mas sabemos que estamos vivendo o fim dos tempos, e todos os escândalos são necessários que aconteçam.
Gustavo Maders de Oliveira - Th
14 de março de 2022.
Comentários
Postar um comentário