Pular para o conteúdo principal

As 3 viagens missionárias de Paulo

  AS TRÊS VIAGENS MISSIONÁRIAS DO APÓSTOLO PAULO As três viagens missionárias do Apóstolo Paulo são cruciais para entender a disseminação inicial do Cristianismo no mundo greco-romano. Aqui está um resumo das três viagens: Primeira Viagem Missionária (46-49 d.C.) - Atos 13 A primeira viagem missionária de Paulo começou por volta de 46 d.C., pouco após a conversão de Paulo ao cristianismo. Ele partiu de Antioquia da Síria, acompanhado por Barnabé e, mais tarde, por João Marcos. Esta jornada foi uma resposta ao chamado divino para pregar o Evangelho aos gentios. Principais paradas incluíram Chipre, onde pregaram em Salamina e Pafos, e várias cidades na Ásia Menor (atual Turquia), como Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra e Derbe. Durante esta viagem, Paulo enfrentou tanto aceitação quanto resistência. Ele enfrentou perseguição e hostilidade, especialmente daqueles que se opunham ao Evangelho. No entanto, muitos gentios e alguns judeus se converteram ao cristianismo, forma

CURSO BÁSICO DE CAPACITAÇÃO TEOLÓGICA - LER MAIS

 CURSO BÁSICO DE CAPACITAÇÃO TEOLÓGICA 



Saudações,

Eu sou Gustavo, natural de Santa Maria – RS, sou Bacharel em Teologia e Tecnólogo em Gestão Pública.

Apresento-vos o CURSO BÁSICO DE CAPACITAÇÃO TEOLÓGICA, uma ferramenta desenvolvida para equipar a Igreja com um relevante conhecimento teológico, com o objetivo de aprimorar o seu ministério, seja na área doutrinária, ou na administrativa.

Neste curso o aluno estudará a Teologia Sistemática, além de outras disciplinas que complementarão o curso (totalizando 24), finalizando com um projeto de missões para a igreja local (Trabalho de Conclusão de Curso - TCC). Será exigida muita leitura bíblica e pesquisa, na internet ou em livros, sobre assuntos diversos. Não serão abordados os idiomas originais da Bíblia, bem como disciplinas de cunho filosófico, psicológico, ético ou exegético, por comporem curso de nível superior (bacharelado). Será evidente a ênfase na missiologia, pois esta área é a razão de ser da Igreja.

O método é EAD e sequencial. O estudante irá desenvolvendo o seu estudo através de uma apostila, e fazendo os trabalhos, enviando-os por e-mail para correção. O aluno contará com tutoria 7 dias por semana via e-mail. O curso apresenta uma carga horária de aproximadamente 222 horas/aula, o que pode ser concluído em mais ou menos 6 meses, num regime de 2 horas de estudo por semana. Mas esse ritmo varia de aluno para aluno.

Por ser de caráter interdenominacional, serve a cristãos de qualquer denominação de orientação protestante (evangélica). É importante que o curso ocorra em parceria com a igreja local, pois o aluno poderá também contar com a experiência do Pastor e demais líderes no desenvolver das disciplinas. Neste caso, é desejável a indicação do Pastor ou outro líder da Igreja, o que poderá ser feito via e-mail do curso (madersteologia@gmail.com). É aconselhável que o aluno tenha maturidade espiritual, um bom conhecimento bíblico e facilidade de expressão, oral e escrita. Não há restrição quanto a idade e grau de escolaridade.

O curso não ensinará o aluno a manusear a Bíblia, pois entende-se que isso é missão da Igreja, por isso é recomendável que o estudante não seja neófito (daí a importância da recomendação da liderança da Igreja). Cabe expor que o curso não ordena ou consagra ninguém a nenhum cargo ou ministério. Essa é uma tarefa intransferível da Igreja. 

Divisa: Efésios 4:11-12.

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo"


Conteúdo programático:

  • Introdução Bíblica

  • Bibliologia

  • História de Israel

  • História Eclesiástica

  • Teologia – A Doutrina de Deus

  • Cristologia – A Doutrino de Cristo

  • Hamartiologia – A Doutrina do Pecado

  • Soteriologia – A Doutrina da Salvação

  • Pneumatologia – A Doutrina do Espírito Santo

  • Antropologia – A Doutrina do Homem

  • Angelologia – A Doutrina dos Anjos

  • Teísmo – A Doutrina da Crença

  • Trabalho Interdisciplinar

  • Escatologia – A Doutrina dos Últimos Templos

  • Eclesiologia – A Doutrina da Igreja

  • Teologia do Antigo Testamento

  • Teologia do Novo Testamento

  • Teologia Contemporânea

  • Hermenêutica Bíblica – A Arte da Interpretação

  • Homilética – A Arte de Pregar

  • Administração Eclesiástica

  • História das Religiões

  • Direito Eclesiástico

  • Evangelismo

  • Missiologia – Plantando Igrejas

  • Projeto sobre Missões (Trabalho de Conclusão de Curso - TCC)

Concluindo com aproveitamento (apto em todas as disciplinas), o aluno receberá o Certificado de conclusão do curso no formato digital (pdf).


A Teologia é um ramo das Ciências Humanas que estuda Deus, e o seu relacionamento com o ser humano. Muitos estudantes, a maioria, se aventuram ao estudo da Teologia, e desistem logo nos primeiros passos, por confundirem a ciência com a religião, e por se depararem com a quantidade de conteúdo e a complexidade dos mesmos, incluindo o estudo das línguas originais (hebraico, aramaico, grego e latim), no caso de curso superior. Mesmo básico é bastante complexo o curso, e o retorno que se tem dos alunos é algo muito motivador.

A Teologia não é religião, mas estuda as religiões, bem como história, hermenêutica, homilética, Teologia Sistemática, evangelismo, missiologia, e outras tantas como podem ver logo acima... É bem amplo o estudo, incluindo administração e direito eclesiástico.

A Teologia forma pastores, missionários, evangelistas, professores, arqueólogos, historiadores (obviamente cada um com a qualificação e especialização própria). Contudo, quem ordena ao ministério eclesiástico, seja qual for, é a Igreja (função intransferível). A faculdade ou curso básico só dá o preparo intelectual.

O aluno que se interessar em aprimorar seus estudos, pode ingressar num curso superior e depois se especializar em alguma área. Hoje tá bem fácil e acessível, graças à internet. Esclareço, todavia, que as 24 matérias estudadas neste curso básico não podem ser aproveitadas num curso superior, por vários fatores, como por exemplo a carga horária.

Concluindo, o Curso Básico de Capacitação Teológica é uma ferramenta para equipar a Igreja com obreiros com um bom conhecimento teológico, porém sem aproveitamento acadêmico futuro, pois embora bem completo, é um curso básico.


Gustavo Maders de Oliveira

Bel Teo e Tecn Gest Publ




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JANELA 10/40 – DESAFIO MISSIONÁRIO - LER MAIS

  JANELA 10/40 – DESAFIO MISSIONÁRIO O termo Janela 10/40 originou-se com Luis Bush, diretor internacional AD2000 & Beyond Movement durante a segunda Conferência de Lausanne, em julho de 1989. A Janela é uma faixa compreendida entre os paralelos 10º e 40º, acima da linha do Equador, onde vivem 97% das pessoas menos evangelizadas do mundo. Na Janela 10/40 vive o grupo de povos não alcançados, do ocidente da África até o ocidente da Ásia. São 64 nações mais “perdidas” do planeta. Corresponde a 3 bilhões e 200 milhões de pessoas que em sua maioria nunca ouviram o nome Jesus; 1/3 da superfície da terra e grande parte da população do planeta. A maioria dos pobres está lá. 9/10 da população mais pobre do planeta, que vive abaixo do nível da pobreza vive na Janela. Mais da metade da população do mundo jamais ouviu o nome Jesus. Isso deveria causar ojeriza na igreja, mas parece que não é a prioridade do Povo de Deus. Só 8% de todos os missionários estão na Janela 10/40. Por

AMAZÔNIA – O MAIOR DESAFIO MISSIONÁRIO NO BRASIL - LER MAIS

  AMAZÔNIA – O MAIOR DESAFIO MISSIONÁRIO  NO BRASIL A Amazônia é, indubitavelmente o maior desafio missionário existente no Brasil. Cobrindo 59% de todo o território nacional, a região elenca cinco grupos socioculturais menos evangelizados no Brasil: indígenas, quilombolas, ciganos, sertanejos e ribeirinhos. A respeito do segmento ribeirinho, há um grupo de 35 mil comunidades na Amazônia, das quais estima-se que 10 mil ainda não foram alcançadas pelo evangelho. Vinte e seis milhões de pessoas habitam a Amazônia Legal, sendo que 1 milhão nunca teve contato com o evangelho. Há mais de 40 iniciativas evangelizadoras na Amazônia Legal e a maioria das comunidades tradicionais num raio de 100 Km das principais cidades já foram alcançadas. Dentre as necessidades apontadas para o avanço do evangelho entre os ribeirinhos estão a conscientização da igreja brasileira, missionários bem treinados, com capacidade de leitura cultural adequada, formação de líderes locais e material peda

Cristo, o Centro da Bíblia

  Cristo, o Centro da Bíblia O Antigo Testamento descreve uma nação; o Novo descreve um homem. Jesus é o tema central da Bíblia, como você pode ver a seguir: A referência (nome) de Cristo em cada livro da Bíblia: Gênesis: O descendente da mulher (Gn 3:15); Êxodo: O cordeiro pascoal (Ex 12:5-13); Levítico: O sacrifício expiatório (Lv 4:14,21); Números: A rocha ferida (Nm 20:7-13); Deuteronômio: O profeta (Dt 18:15); Josué: O príncipe dos Exércitos do Senhor (Js 5:14); Juízes: O libertador (Ju 3:9); Rute: O remidor divino: (Rt 3:12); Samuel: O rei esperado (1 Sm 8:5); Reis: O rei prometido (1 Rs 4:34); Crônicas: O descendente de Davi (1 Cr 3:10); Esdras: O ensinador divino (Es 7:10); Neemias: O edificador (Ne 2:18,20); Ester: A providência divina (Et 4:14); Jó: O redentor que vive (Jó 19:25); Salmos: O nosso socorro e alegria (Sl 46:1); Provérbios: A sabedoria de Deus (Pv 8:22-36); Eclesiastes: O pregador perfeito (Ec 12:10); Cantares: O nosso amado (Ca 2.8); Isaías: O servo do Senhor (I