Pular para o conteúdo principal

Carta à igreja em Laodiceia

  CARTA À IGREJA EM LAODICEIA (Apocalipse 3:14-22) Esta carta e a da igreja de Sardes são as duas mais duras dentre as sete enviadas às igrejas da Ásia Menor. Primeiramente Cristo se apresenta como o Amém, isto é, imutável em natureza, propósitos e promessas. Ele é também genuíno, como tratado na carta à igreja em Filadélfia, testemunha verdadeira e origem de todo o processo criador (v. 14), sobre a última característica veja Colossenses 1:15-18. Laodiceia, em grego Λαοδίκεια, na atual Turquia, era muito próspera do ponto de vista comercial. Por situar-se num entroncamento de estradas que cortavam quase toda a Ásia, tornou-se importante centro bancário. Era uma cidade muito rica. Além de terras férteis, o que incrementava o comércio, a indústria têxtil também era muito forte. Devido à sua topografia a água que a ela chegava, por meio das tubulações, vinha morna, sendo imprópria para o consumo imediato. Antes de continuarmos o estudo, faço a seguinte pergunta: quem

As Igrejas de Cristo - LER MAIS

 

As Igrejas de Cristo

Breve Síntese


Dois mil anos e 3 bilhões de pessoas repartidas por centenas de igrejas. Conheça como surgiram algumas:


JESUS – exerceu seu ministério por volta dos anos 30 – 33 desta era (a.D). Fundou a Igreja com seus discípulos e apóstolos (Mateus 16:18; 18:20), mas inaugurou o seu trabalho com o advento do derramamento do Espírito Santo (cumprindo profecia de Joel 2:28,29, e promessa do próprio Cristo – Atos 1:8), no dia de pentecostes (Atos 2). Perseguida pelos judeus e oprimida pelos romanos, a Igreja do 1º Século sobreviveu sob a espada dos imperadores romanos. No 2º Séc. Os fragmentos se organizaram e nasceu a Igreja Católica (Vem do grego "katholikos", que quer dizer, para todos ou universal). No Séc. III muita perseguição e no Séc. IV, pela conversão ao cristianismo do imperador Constantino, a Igreja Católica tornou-se a religião oficial do Estado romano.


Em 1054 houve o Cisma da Igreja Católica, dividindo-se em Igreja Ortodoxa Grega, com sede em Istambul (Constantinopla), e a Igreja Católica Apostólica Romana, com sede em Roma. A Igreja Ortodoxa Grega se espalhou pelo oriente, e a Igreja Católica Apostólica Romana estabeleceu-se no ocidente.


No Séc. XVI, ocorreu a Reforma Protestante, donde surgiram a Igreja Luterana, em 1517, na Alemanha; a Igreja Calvinista, em 1536, na Suíça; e a Igreja Anglicana, em 1534, na Inglaterra.


Da Igreja Anglicana surgiram as Igrejas Não-Conformistas: Igreja Metodista, em 1739, na Inglaterra; Igreja Batista, em 1609, na Holanda; e a Igreja Presbiteriana, em 1560, na Escócia.


Da Igreja Batista nasceu a Igreja Adventista do Sétimo Dia, em 1863, Estados Unidos da América. E outras igrejas batistas (renovadas – Séc. XX).


Da Igreja Metodista, surgiu na Inglaterra o Exército da Salvação; e o Movimento Pentecostal (início do Séc. XX), tendo como principais expoentes as Igrejas Assembleias de Deus, em 1911, Brasil; Igreja Deus é Amor, em 1962, Brasil; Igreja Congregação Cristã do Brasil, em 1910, Estados Unidos da América; Igreja do Evangelho Quadrangular, em 1922, Estados Unidos da América; e a Igreja O Brasil Para Cristo, em 1955, no Brasil.


Do Movimento Pentecostal, nasceu, no último terço do Séc. XX, o Neopentecostalismo, que incorporou doutrinas positivistas e a Teologia da Prosperidade. As principais são: Igreja Universal do Reino de Deus, 1977, Brasil; Igreja Internacional da Graça de Deus, em 1980, Brasil; e a Igreja Renascer em Cristo, em 1986, Brasil.


Há muitas outras espalhadas mundo à fora, o que seria inviável citar aqui. Mas já se pode entender de onde cada classe de Igreja veio, surgiu. Teologicamente, eclesiasticamente não existem essas divisões, para Cristo a Igreja é um só rebanho, com um só pastor (Ele).


"Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem;
assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.
Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.” (João 10:14-16)


Se você quer saber mais sobre a história da Igreja, acesse o Curso Básico de Capacitação Teológica, neste site.




Gustavo Maders de Oliveira – Th

21 de março de 2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JANELA 10/40 – DESAFIO MISSIONÁRIO - LER MAIS

  JANELA 10/40 – DESAFIO MISSIONÁRIO O termo Janela 10/40 originou-se com Luis Bush, diretor internacional AD2000 & Beyond Movement durante a segunda Conferência de Lausanne, em julho de 1989. A Janela é uma faixa compreendida entre os paralelos 10º e 40º, acima da linha do Equador, onde vivem 97% das pessoas menos evangelizadas do mundo. Na Janela 10/40 vive o grupo de povos não alcançados, do ocidente da África até o ocidente da Ásia. São 64 nações mais “perdidas” do planeta. Corresponde a 3 bilhões e 200 milhões de pessoas que em sua maioria nunca ouviram o nome Jesus; 1/3 da superfície da terra e grande parte da população do planeta. A maioria dos pobres está lá. 9/10 da população mais pobre do planeta, que vive abaixo do nível da pobreza vive na Janela. Mais da metade da população do mundo jamais ouviu o nome Jesus. Isso deveria causar ojeriza na igreja, mas parece que não é a prioridade do Povo de Deus. Só 8% de todos os missionários estão na Janela 10/40. Por

AMAZÔNIA – O MAIOR DESAFIO MISSIONÁRIO NO BRASIL - LER MAIS

  AMAZÔNIA – O MAIOR DESAFIO MISSIONÁRIO  NO BRASIL A Amazônia é, indubitavelmente o maior desafio missionário existente no Brasil. Cobrindo 59% de todo o território nacional, a região elenca cinco grupos socioculturais menos evangelizados no Brasil: indígenas, quilombolas, ciganos, sertanejos e ribeirinhos. A respeito do segmento ribeirinho, há um grupo de 35 mil comunidades na Amazônia, das quais estima-se que 10 mil ainda não foram alcançadas pelo evangelho. Vinte e seis milhões de pessoas habitam a Amazônia Legal, sendo que 1 milhão nunca teve contato com o evangelho. Há mais de 40 iniciativas evangelizadoras na Amazônia Legal e a maioria das comunidades tradicionais num raio de 100 Km das principais cidades já foram alcançadas. Dentre as necessidades apontadas para o avanço do evangelho entre os ribeirinhos estão a conscientização da igreja brasileira, missionários bem treinados, com capacidade de leitura cultural adequada, formação de líderes locais e material peda

As 3 viagens missionárias de Paulo

  AS TRÊS VIAGENS MISSIONÁRIAS DO APÓSTOLO PAULO As três viagens missionárias do Apóstolo Paulo são cruciais para entender a disseminação inicial do Cristianismo no mundo greco-romano. Aqui está um resumo das três viagens: Primeira Viagem Missionária (46-49 d.C.) - Atos 13 A primeira viagem missionária de Paulo começou por volta de 46 d.C., pouco após a conversão de Paulo ao cristianismo. Ele partiu de Antioquia da Síria, acompanhado por Barnabé e, mais tarde, por João Marcos. Esta jornada foi uma resposta ao chamado divino para pregar o Evangelho aos gentios. Principais paradas incluíram Chipre, onde pregaram em Salamina e Pafos, e várias cidades na Ásia Menor (atual Turquia), como Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra e Derbe. Durante esta viagem, Paulo enfrentou tanto aceitação quanto resistência. Ele enfrentou perseguição e hostilidade, especialmente daqueles que se opunham ao Evangelho. No entanto, muitos gentios e alguns judeus se converteram ao cristianismo, forma