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Carta à igreja em Laodiceia

  CARTA À IGREJA EM LAODICEIA (Apocalipse 3:14-22) Esta carta e a da igreja de Sardes são as duas mais duras dentre as sete enviadas às igrejas da Ásia Menor. Primeiramente Cristo se apresenta como o Amém, isto é, imutável em natureza, propósitos e promessas. Ele é também genuíno, como tratado na carta à igreja em Filadélfia, testemunha verdadeira e origem de todo o processo criador (v. 14), sobre a última característica veja Colossenses 1:15-18. Laodiceia, em grego Λαοδίκεια, na atual Turquia, era muito próspera do ponto de vista comercial. Por situar-se num entroncamento de estradas que cortavam quase toda a Ásia, tornou-se importante centro bancário. Era uma cidade muito rica. Além de terras férteis, o que incrementava o comércio, a indústria têxtil também era muito forte. Devido à sua topografia a água que a ela chegava, por meio das tubulações, vinha morna, sendo imprópria para o consumo imediato. Antes de continuarmos o estudo, faço a seguinte pergunta: quem

Cultura e Religião

 Cultura e Religião

 

A religião sempre fez parte da cultura de qualquer sociedade, primitiva ou moderna.


Querendo ou não, o inconsciente coletivo dos vários tipos diferentes de sociedades no mundo tem o seu padrão ético e moral ditado por sua cultura religiosa que padroniza o comportamento humano. É impossível separar cultura da religião. Quando na nossa cultura ocidental, a um homem religioso ou não, somente lhe permitem casar com uma mulher, isto faz parte da herança religiosa cristã que influenciou nossa sociedade desde um passado remoto. Praticamente, a história da religião é a história do homem na terra. Assim sendo, a fé sempre esteve presente em castelos e casebres. Um dos maiores erros por parte de alguns, é pensar que a religião é buscada somente pela parte inculta da sociedade. Encontramos pessoas de todos os níveis sociais frequentando algum tipo de religião.

Um aspecto grandemente favorável à cultura religiosa é que, dentro do próprio cristianismo é constatado que o número de analfabetos é quase inexistente, já que a doutrina cristã insiste com afinco para que as Escrituras sejam lidas diariamente. Outro fator relevante na cultura dentro das religiões, é que elas estão abertas para os grandes problemas sociais contemporâneos, opinando e mostrando soluções dentro dos princípios da fé religiosa. No Brasil, muitos estudantes na área das ciências humanas estão fazendo suas teses com pesquisas na área do fenômeno estão fazendo suas teses com pesquisas na área do fenômeno do movimento neopentecostal que cresce por toda parte da América Latina se estendendo por todo o mundo. A filosofia de vida e as promessas de vitórias nas esferas espiritual e material do ser humano, expressada na fé religiosa, principalmente das seitas protestantes, tem conquistado adeptos em todas as camadas socais. 

Hoje, já é considerado um fenômeno social e cultural a “febre das seitas religiosas”. Bem, hoje já nem mais tanto, como há poucos anos. É como se fosse o movimento da corrida do ouro nos EUA no século passado, só que hoje em direção a religião.

 

Corumbá, 10 de julho de 2012.

 

Prof. GUSTAVO MADERS DE OLIVEIRA Th. Esp.

Bacharel em Teologia com concentração em Missiologia

Registro no 04522-12/2006

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